» » Institutos de meteorologia alertam para volume de chuvas nos próximos dias em Salvador

 Inmet e Climatempo afirmam que chuvas podem causar eventos na capital baiana

Diversas áreas de Salvador registram chuvas desde o início desta quarta-feira (24) e a previsão é de que o tempo continue assim nos próximos dias, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O volume de chuva alerta para o perigo de deslizamentos e alagamentos na capital baiana, afirma a meteorologista Cláudia Valéria Silva.

“Como é uma sequência de dias com chuvas e a gente sabe que Salvador tem muitas áreas de risco, fica esse aviso de que pode acontecer alguns eventos, mesmo que pontuais”, explica. A temperatura máxima registrada foi de 22 ºC e pode chegar a 26 ºC. Já as rajadas de vento alcançaram 33km/h, o que é considerado moderado.
A chuva é motivada por uma frente fria, que passou pelo litoral da Bahia. Também há a ocorrência de tempo nublado no interior do estado.
Nesta quarta, choveu 1,6 mm, no medidor localizado em Ondina. No acumulado de agosto, foram registrados 37 mm, cerca de 30% menos do que era esperado para todo mês. De acordo com Cláudia Valéria, o motivo da queda na precipitação é o fenômeno El Niño, que atua na região Nordeste.
O Climatempo também emitiu um alerta por causa do volume de chuvas na Bahia, que tem potencial para alagamentos e deslizamentos. De acordo com o instituto, nos próximos dias, a circulação de ventos vai concentrar muita umidade no litoral norte e no nordeste da Bahia. O Climatempo informou ainda que as rajadas de vento podem chegar a 60 km/h.
Nesta quarta, a Codesal registrou três chamados de deslizamento de terra, desabamento de imóvel e um alagamento de imóvel. 

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga