» » » Tribunal suspende decisão e valida operação da PF contra Marcelo Nilo

 Ministro diz que há "indícios da participação de pessoas de confiança e de íntima relação do deputado estadual com os fatos criminosos".
Foto : Divulgação
O ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Napoelão Nunes Filho, suspendeu a decisão do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) da Bahia que anulava a operação da Polícia Federal contra o deputado estadual Marcelo Nilo (PSB). A determinação do magistrado da Corte foi proferida no dia 10 de maio, mas tornou-se pública hoje (12).
Em setembro do ano passado, o gabinete e a residência do parlamentar foram alvos de mandados de busca e apreensão, em uma ação que investigava o suposto crime de falsidade eleitoral cometido por Nilo por meio da Bahia Pesquisa e Estatística (Babesp), que seria de sua propriedade.
De acordo com as investigações, o deputado “seria o controlador” da empresa, conhecida no meio político como “Data Nilo”, e “utilizaria a referida pessoa jurídica para contabilização fraudulenta de recursos utilizados de maneira ilegal em campanhas políticas”, o chamado caixa 2.
Na decisão, o ministro do TSE afirmou que  a busca e apreensão havia motivo para ocorrer “haja vista a necessidade de coleta de provas diante de indícios da prática de graves crimes por parte dos réus”.
“Verifica-se que o TRE da Bahia não conferiu a melhor valoração jurídica aos fatos e às provas carreados aos autos, ao ter entendido que não foram devidamente preenchidos os requisitos autorizadores da medida Cautelar de busca e apreensão”, afirmou o magistrado.
“Analisando atentamente os elementos colhidos na presente fase de investigação, denota-se que, de fato, há indícios da participação de pessoas de confiança e de íntima relação do deputado estadual com os fatos criminosos ora apurados”, acrescentou.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga