» » » Artista expõe projeto visual sobre a Costa de Camaçari na Cidade do Saber

Praias, rios, esculturas e monumentos históricos da Costa de Camaçari inspiraram o artista plástico Nilson Carvalho a criar o projeto visual “As Sete Maravilhas da Nossa Costa”, que está exposto no foyer do Teatro Cidade do Saber. 
O lançamento da exposição aconteceu na noite desta segunda-feira (22/10) e contou com um público variado de artistas do cenário baiano, professores de arte, políticos e apaixonados pela cultura local.
Embarcar em uma viagem única e sentir através das telas o que a Costa de Camaçari tem de mais belo foi o objetivo do autor, que compôs, nesta edição, vinte obras de arte, todas confeccionadas com pintura a óleo. “Trabalhei por quase um ano neste projeto e confesso que foi difícil escolher as mais bonitas paisagens, diante de todo o encantamento e maestria que só a nossa Costa possui”, declarou o artista.
O acabamento detalhado e a mistura de tons e profundidades das telas confirmam a qualidade das peças que, segundo Nilson, tem durabilidade milenar. “Essas peças têm garantia de qualidade de 25 mil anos, o que acentua o valor imaterial que as gerações futuras poderão obter sobre nosso município”, afirmou ele.
Foi o traçado preciso e a criatividade das obras que chamaram a atenção de outro conceituado artista da terra, Deo Sena, durante a noite de lançamento. “Quero parabenizar Nilson Carvalho pela sensibilidade em valorizar as riquezas naturais do município. Essas obras tocam o público pela clareza dos cenários, que nos transportam aos ambientes desenhados”, enalteceu Deo.
Com o apoio da Prefeitura de Camaçari, através das secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e de Cultura (Secult), o lançamento da exposição contou com a presença dos representantes das pastas. “Essa mostra marca a identidade da nossa Costa, fortalece a economia e os artesões. Vamos continuar a abraçar projetos como esse, pois o turismo tem prioridade no governo atual”, fortaleceu Lucia Bichara, que é coordenadora da Costa de Camaçari.
No mesmo sentido, avaliou a secretária de Cultura, Márcia Tude. “Nilson conseguiu captar a multicultura de Camaçari. É um projeto que tem grande potencial de galgar premiações, pois é rico em valor cultural, e feito por um artista que se preocupa com o social”, disse Márcia, ao falar sobre o trabalho que o artista desempenha em Arembepe, capacitando crianças, jovens e adultos, no ensino da pintura, gratuitamente.

“Consegui viajar dentro das telas, pois vi um cenário autêntico da nossa história. Essa integração da sociedade com o governo está sendo cada vez mais aprimorada, e trazer a arte, potencializando o profissionalismo desses artistas de Camaçari, é o grande caminho da transformação”, enfatizou o secretário do Governo, José Gama, que substituiu, na ocasião, o prefeito Antonio Elinaldo.

Grande incentivadora dos trabalhos do artista, Sineide Lopes, que é coordenadora da pasta de Economia Solidária do município, fomentou a criação e a exposição das obras de arte. “Tudo começou com uma simples conversa e hoje estou vendo a perpetuação da história da cidade, através da linguagem única dessas telas”, comemorou Sineide, que também é curadora do projeto.
Para quem deseja adquirir o retrato fiel das obras de arte, o autor desenvolveu ainda réplicas de cada tela, que também estão expostas no espaço. A mostra acontece até sábado (27/10) e está aberta para todo o público. Foto: Thiago Canuto

Agência de Noticias PMC

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga