» » » Agentes da Defesa Civil fazem curso de combate a incêndio florestal

Iniciou nesta segunda-feira (26/11) o curso de combate a incêndio florestal para 26 agentes da Defesa Civil, realizado na Cidade do Saber. A capacitação segue até sexta (30/11) e é ministrada por bombeiros especializados do 10º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) de Camaçari, com treinamento total de 40 horas/aulas.  
Durante esta semana, os servidores aprenderão sobre noções de combate a incêndio, técnicas e táticas de combate a incêndio florestal, noções de primeiros socorros e terão ainda aulas práticas no último dia, em área próxima ao anel florestal. Ao final da capacitação, serão entregues os certificados.
Durante a abertura do curso, o Ten. Cel. BM Lanusse Araújo Andrade citou os resultados obtidos com a qualificação em outras cidades e ressaltou que o conhecimento técnico é essencial. “Me sinto feliz em contribuir com esse momento”, disse, ao explicar que “os bombeiros não trabalham sozinhos, o município tem ampla área  territorial e contar com a parceria da Defesa Civil é muito importante, pois resulta na redução do tempo/resposta no atendimento às ocorrências, uma vez que eles podem dar o primeiro combate”, concluiu.
A Defesa Civil está vinculada a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) e o gestor da pasta, Armando Mansur, se fez presente e desejou uma boa qualificação aos agentes. “Essa é uma daquelas ações em que todos saem ganhando, os servidores com o conhecimento, o governo, com uma equipe bem preparada, e a comunidade, com serviços de qualidade”, declarou o secretário.
O coordenador da Defesa Civil, Ivanaldo Soares, pontua que quando um profissional é qualificado, ele está mais preparado para exercer suas funções. “Com técnica, o agente consegue mais êxito nas ações, além de correr menos risco e fazer menos esforço físico”, disse, ao lembrar que é a primeira vez que o órgão recebe uma qualificação dessa natureza.
Ainda segundo Ivanaldo, a qualificação dos servidores tem sido uma prática da gestão e segue a orientação do prefeito Elinaldo Araújo. Fazendo um reforço à fala, ele citou a qualificação dos 38 salva-vidas do município como exemplo, que participaram do curso de salvamento aquático pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa). Em breve, esses mesmos profissionais devem passar por outra capacitação, dessa vez conduzida pelo 10º GBM.
Na ocasião, o coordenador ressaltou que, durante o verão, o efetivo será dobrado e lembrou que uma motonáutica com maca flutuante foi disponibilizada para facilitar o resgate e reduzir o tempo/resposta. “Estamos investindo para que turistas, veranistas e moradores curtam o verão em segurança”, finalizou.
Foto: Kelvi Lima

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga