» » Defesa Civil mobiliza moradores de Camaçari em simulado de emergência

 Defesa Civil do município de Camaçari e o Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic) realizam amanhã, terça-feira, dia 20 de novembro, um simulado de emergência no bairro Ficam II, em Camaçari. O treinamento faz parte do Plano de Emergência para a Comunidade (PEC) do Polo de Camaçari e objetiva preparar os moradores para agir com segurança numa eventual situação de emergência que requeira deslocamento das pessoas de uma suposta área de risco para um local seguro.


 As ações preparatórias para o simulado contaram com participação da Defesa Civil de Camaçari, Polícia Militar e órgão de trânsito do município, segundo informa Paulo Ribeiro, especialista em segurança e consultor do Cofic para o PEC. Também foi realizado um simulado de mesa na sede do Cofic envolvendo voluntários do Nudec (Núcleo de Defesa Comunitária) e todos os parceiros participantes.

A previsão é mobilizar cerca de 300 pessoas da comunidade de Ficam II, incluindo alunos e professores da escola Joana Angélica, localizada no bairro. O treinamento terá início às 9h30, tendo como ponto de encontro a Praça da Lua. A primeira recomendação para a comunidade é de que assim que receber o aviso (através de megafones e sinais sonoros intermitentes emitidos por carros de som e viaturas da Defesa Civil) deve procurar manter a calma e caminhar até o ponto de encontro indicado. Se estiver em casa, os moradores devem desligar fogão e equipamentos elétricos antes de sair. Quem não puder se deslocar, deve aguardar orientação da Defesa Civil e do Nudec.

Como explica o consultor Paulo Ribeiro, a preparação para o treinamento teve como foco "contar com um maior envolvimento da comunidade e treinar as pessoas para manter a calma durante uma emergência, deslocando-se com tranquilidade até o ponto de encontro, sob a orientação da Defesa Civil e do Nudec". Segundo Ribeiro, "o desafio é alcançar um índice de aprimoramento nos exercícios para todos estarem aptos para uma resposta rápida e cercada de segurança”. 

Companhia de Comunicação

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga