» » » Marcha da Consciência Negra será homenageada na Câmara Municipal

Foto:Reprodução
Para marcar a passagem do Dia Nacional da Consciência Negra, a Comissão da Reparação, da Câmara Municipal de Salvador, realizará, na próxima terça-feira (20/11), uma Sessão Especial em homenagem à Marcha da Consciência Negra Zumbi dos Palmares. A solenidade, que tem como tema ‘Movimento Negro em Marcha: um resgate histórico das caminhadas’, acontecerá no Plenário Cosme de Farias, espaço principal da Casa Legislativa, a partir das 09h.
A atividade foi idealizada pelos vereadores Moisés Rocha (PT), presidente da Comissão, e Sílvio Humberto (PSB). Segundo eles, o objetivo é reverenciar a contribuição das marchas do 20 de Novembro, nas áreas social, política e cultural. Os parlamentares defenderam a importância da mobilização, que acontece, em Salvador, há 39 anos, para o enfrentamento do racismo e da desigualdade, e ressaltaram, também, a resistência dos organizadores e do povo negro que caminha junto todos os anos.
A Sessão Especial vai contar com a presença de representantes da Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen), responsáveis pela realização da Marcha, além de lideranças da militância social, de acadêmicos, políticos e estudantes. Será, segundo os proponentes, um momento de reflexão sobre os avanços e retrocessos na luta pela igualdade, mas também de celebração pelas conquistas da população negra.
A data
O Dia Nacional da Consciência Negra homenageia e valoriza a luta do povo afro-brasileiro por liberdade e igualdade. A escolha do 20 de novembro, faz alusão ao dia da morte do grande líder da resistência negra e da luta pela liberdade, Zumbi dos Palmares, em 1695. A data foi estabelecida pelo Projeto de Lei nº 10.639/2003. Um dia dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira, sobre a influência do povo africano na formação cultural do País e sobre a luta por igualdade.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga