» » » Pesquisadoras colombianas visitam escolas rurais de Camaçari

Trocar experiências, estreitar relações e conhecer na prática o trabalho desenvolvido nas escolas rurais de Camaçari. Esses foram os objetivos da visita de duas pesquisadoras da Colômbia ao município, na manhã desta terça-feira (27/11). As colombianas foram recebidas pela secretária de Educação, Neurilene Martins, e pelo subsecretário, Márcio Vila Flor.


Pesquisadora das ruralidades de um grupo de história oral, formado por professores da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), a secretária Neurilene Martins destacou como surgiu essa conexão com a Colômbia. “Recebemos essa missão de apresentar nossas escolas, para que ganhem visibilidade na perspectiva da discussão desses modos de produzir uma prática pedagógica. A partir daí faremos uma reflexão de natureza metodológica, para que possamos avançar nas políticas públicas para o atendimento da educação rural”.
  
Para as pesquisadoras, Ana Maria Cadavid e Elida Giraldo, é de suma importância a visita de campo para conhecer as experiências particulares. “Queremos entender como são feitos os projetos, seus resultados positivos e ter a oportunidade de colocá-los em prática, nos territórios colombianos. Esperamos avançar nos diálogos e principalmente aqui na Bahia, que tem um trabalho forte em narrativas curriculares, que nos interessa muito e para que futuramente possamos realizar pesquisas juntos”, pontuou Elida.

Após o bate-papo, as pesquisadoras foram vivenciar a rotina de trabalho nas escolas Fazenda Cajazeiras e Nossa Senhora de Santana, localizadas na zona rural. Camaçari possui 102 unidades escolares. Dessas, 11 são rurais e algumas delas funcionam com regime de educação integral.

Fotos: Tiago Pacheco

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga