» » » X Conferência dos Direitos das Crianças e Adolescentes acontece em Camaçari

Crianças e adolescentes lotaram o auditório da Câmara de Vereadores, nesta quinta-feira (29), para a realização da X Conferência Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes de Camaçari, com o tema: "Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências".
O evento foi promovido pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e contou com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes).
Durante a abertura das atividades, estudantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) fizeram apresentação de dança e capoeira. Na mesa solene, estiveram presentes: a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Ilay Elley; o subsecretário de Educação, Márcio Vila Flor; a representante da Organização da Sociedade Civil, Maria Alves Ciqueira; o coordenador do Conselho Tutelar, Adailton do Rosário; e o presidente da Câmara de Vereadores, Oziel Araújo. 
Também se fizeram presentes o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), José Hilton Alves; o presidente da Comissão da Criança e do Adolescente, vereador Adalto Santos, e os delegados escolhidos durantes as pré-conferências: Charles Robert, Ana Beatriz, Hanna de Jesus e João Pedro. 
"Este é um momento ímpar para nós. Temos que dar condições para que nossas crianças e adolescentes tenham seus direitos garantidos. E elas precisam ser protagonistas das suas próprias histórias, tem que ser eles pensando por eles próprios", declarou o presidente do CMDCA, José Hilton Alves.
Para a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Ilay Ellery, esse evento coloca os adolescentes no centro das decisões. "Eles aqui tem um senso de responsabilidade. Temos no nosso gabinete dois adolescentes que são exemplo de responsabilidade. Eles fazem parte do projeto Ser Mais Aprendiz e são extremamente dedicados ao que fazem. Que nossos jovens possam ocupar cada vez mais esses espaços", enfatizou Ellery, que na ocasião representou o prefeito Elinaldo Araújo.
O objetivo geral do evento é envolver as crianças e adolescentes da cidade na construção de propostas a serem apresentadas nas conferências estadual e nacional. Em setembro deste ano, adolescentes participantes de projetos sociais das comunidades de Abrantes, Barra de Pojuca, Arembepe e sede foram escolhidos como delegados para representarem o município    
Dentre os objetivos específicos estão: definir ações para garantir o pleno acesso das crianças e adolescentes às políticas sociais, considerando as diversidades; formular propostas para o enfrentamento das diversas formas de violência contra crianças e adolescentes; propor ações de democratização, gestão, fortalecimento e participação desses jovens nos espaços de deliberação e controle social das políticas públicas, dentre outros.
O evento segue nesta sexta-feira (30/11) com a discussão de eixos temáticos, das 9h às 12h, no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (Conviver), e o encerramento acontece no auditório da Câmara de Vereadores, das 14h às 17h.
Confira os temas dos eixos:
Eixo 1: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social;
Eixo 2: Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes;
Eixo 3: Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes;
Eixo 4: Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes;
Eixo 5: Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Criança e Adolescentes.
Fotos: Kelvi Lima 

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga