» » » Vereadores marcarão presença nas tradicionais festas populares de Camaçari

Os vereadores de Camaçari irão marcar presença nas tradicionais festas populares do município que iniciam nesta sexta-feira (11). O cortejo que abre os festejos populares acontece em Barra do Pojuca, a partir das 9h da manhã, em homenagem ao padroeiro São Francisco de Assis.
A festividade está prevista para começar com o cortejo das baianas, com percurso de aproximadamente dois quilômetros, e deve atrair centenas de pessoas à igreja católica que leva o nome do santo, também conhecida como Igreja Matriz, localizada na praça principal na localidade.
Em Vila de Abrantes, as festividades acontecem no fim de semana seguinte, dias 19 e 20 de janeiro, oportunidade para os fiéis manifestarem sua fé no padroeiro da localidade, São Sebastião. As celebrações serão realizadas na Igreja do Divino Espírito Santo, localizada na Praça da Matriz.  Com um trajeto de dois quilômetros, a procissão religiosa segue por diversas ruas da localidade.
Monte Gordo é a terceira localidade que irá realizar a tradicional lavagem, com procissão marcada para sair das imediações da praça central de Guarajuba e seguir até à Igreja de São Francisco de Assis – padroeiro do distrito. As festividades acontecem entre os dias 18 a 21 de janeiro.
A Lavagem em Jauá acontece entre os dias 25 a 28 de janeiro, em homenagem aos protetor dos pescadores, Bom Jesus dos Navegantes. Os festejos serão abertos com o cortejo das baianas, com percurso de aproximadamente três quilômetros.
Dois de fevereiro, em Arembepe, é dia de reverenciar Yemanjá, conhecida como “Rainha do Mar”. O tradicional ritual acontece há mais de 100 anos, e tem previsão para iniciar às 4h, com alvorada de fogos e concentração, seguida de desfile de fanfarras e procissão marítima. Já entre os dias 29 e 31 de março, acontece, também em Arembepe, a sua tradicional lavagem, realizada há mais de 70 anos, em homenagem ao padroeiro São Francisco de Assis, com encerramento previsto para o dia 1º de abril.
O ciclo das tradicionais lavagens e festas populares da Costa de Camaçari é realizado pela prefeitura, por intermédio das diversas secretarias e órgãos institucionais.
Crédito da foto: Ascom PMC

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga