» » » Após 18 meses, velejadores baianos presos injustamente em Cabo Verde são libertados

Após 18 meses presos injustamente em Cabo Verde sob acusação de tráfico internacional de drogas, os velejadores baianos Rodrigo Dantas, 25 anos e Daniel Dantas, 43, e o gaúcho Daniel Guerra, 36, foram libertados. Eles foram soltos no início da tarde desta quinta-feira (07/02) e agora aguardarão em liberdade os próximos trâmites do processo judicial, que segue em primeira instância.
“A decisão foi com base em um direito humano que é a presunção de inocência e não condicionou que eles permaneçam em Cabo Verde. Vamos empreender esforços para que eles consigam voltar ao Brasil o quanto antes”, afirma o advogado Paulo Oliveira, que representa os velejadores.
Os brasileiros foram recebidos na porta da cadeia pública São Vicente por suas respectivas famílias, que nos últimos meses estavam morando em Cabo Verde para acompanhar o desenrolar do processo.
Foto:Reprodução
A libertação dos velejadores acontece três semanas depois de a Justiça de Cabo Verde ter anulado julgamento que condenou velejadores a dez anos de prisão. A decisão reconheceu que houve violações à garantia de defesa dos réus e determinou a realização de um novo julgamento.
Os brasileiros e o capitão francês Olivier Thomas foram presos no dia 22 de agosto com uma tonelada de cocaína, carga avaliada em cerca de R$ 800 milhões. Mas eles afirmam que foram enganados. A droga foi encontrada sob o assoalho do veleiro Rich Harvest, em um esconderijo coberto de cimento. Os quatro disseram desconhecer que estivessem transportando drogas e afirmaram que foram enganados por uma quadrilha internacional da qual faria parte o contratante da viagem, um inglês que se chamaria George Saul, de apelido Fox (raposa). Autoridades de Cabo Verde dizem que essa pessoa está na lista de procurados da Interpol.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga