» » » Luiz Fernando Contreiras morre aos 95 anos

 Corpo será cremado às 17h, na capela B, do cemitério Jardim da Saudade, em Brotas.
Foto : Reprodução/Comissão Estadual da Verdade
Engenheiro e militante do PCdoB, Luiz Fernando Contreiras de Almeida morreu hoje (15) aos 95 anos. Nascido em Mundo Novo, no interior da Bahia, o comunista foi tema do livro “Contreiras, Camarada Engenheiro – uma história de luta e coerência”, lançado pelo jornalista e escritor Elieser Cesar, em 2009. A obra narra a trajetória de Contreiras, testemunha de fatos históricos como a queda do Muro de Berlim e a extinção da URSS.
Durante a vida, o militante, que chegou a ser presidente do PCdoB-BA, foi preso três vezes. A primeira ocorreu por organizar em 28 de fevereiro de 1948, aos 25 anos de idade, um comício na Praça da Sé, em comemoração do centenário do Manifesto Comunista de Marx e Engels e pela legalização do PCB, cassado pelo governo Dutra. Já a segunda ocorreu durante a campanha “O petróleo é nosso”, em fevereiro de 1953. Aos 30 anos de idade, passou 15 dias trancafiado na Casa de Detenção, antigo Forte de Santo Antônio.
Durante a ditadura militar, Contreiras foi torturado com eletrochoques pelo coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, e chegou a sofrer uma tentativa de assassinato por parte do delegado Sérgio Fleury, num sítio chamado pelos militares de “fazendinha”.
O corpo de Luiz Contreiras será cremado às 17h, na capela B, do cemitério Jardim da Saudade, em Brotas.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga