» » » Prefeitura apresentará plano para emergências

Pela primeira vez, a Prefeitura de Camaçari se propõe a elaborar uma estratégia para definir quais procedimentos devem ser adotados em situação de desastres, tanto naturais quanto os provocados por humanos. O Plano Emergencial do Município de Camaçari (PEMC) será apresentado na próxima quarta-feira (20/2), às 14h, no auditório da Secretaria de Governo (Segov), no Centro Administrativo.

O Plano já contém as diretrizes com ações que devem ser adotadas pelos órgãos em casos emergenciais, como incêndios, deslizamentos de terra, inundações e rompimentos de barragens, para minimizar os danos. Foi construído com participação do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), que já tem o Plano Municipal Comunitário, que envolve situações com o Polo Petroquímico, e foi ampliado para atender todo o município.

O coordenador da Defesa Civil, Ivanaldo Soares, destacou que “esta é uma iniciativa prevista em lei e que já deveria existir um plano. Como ainda não tinha sido feito, tomamos a iniciativa envolvendo toda a estrutura do Executivo e os demais órgãos da cidade, como o Ministério Público e Corpo de Bombeiros”.

Ele ainda salienta que todas as entidades envolvidas já foram convidadas e que tem uma cópia do projeto, para que possam fazer as sugestões. Estas deverão ser realizadas em um prazo de 20 dias através de um canal de comunicação que será divulgado no evento. O texto final será encaminhado para a Câmara de Vereadores, para que seja oficializado como lei.

O plano ainda propõe que seja criado o Dia da Segurança Municipal, com palestras sobre segurança e evacuações em diversos espaços. Além da realização de grandes simulados no município. Caso uma situação de emergência ocorra, será criado um Comitê de Crise, coordenado pela Defesa Civil, que vai coletar as informações e designar as ações.                                                                     
Foto: Ascom/PMC

Agência de Noticias PMC

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga