» » » Bandidos invadem asilo e roubam comida de idosos; voluntários arrecadam doação

Os quatro freezers que armazenavam a comida do local também foram danificados.
Além da comida roubada, todos os freezers do asilo foram danificados (Almiro Lopes/CORREIO)
O asilo São Lázaro, que fica no bairro do Jardim Nova Esperança, em Salvador, foi invadido por bandidos, que roubaram todos os alimentos que estavam na cozinha do local e que serviriam para alimentar 72 idosos.
O caso aconteceu na madrugada deste domingo (24), enquanto os idosos dormiam na companhia de seus cuidadores. Ninguém notou a ação, que só foi percebido quando o dia amanheceu e funcionários encontraram o espaço arrombado, todos os freezers esvaziados e restos de carne largados pela rua. 
“Quando a gente chegou, às 6 da manhã, foi que vimos tudo aberto, as carnes jogadas por aí. Fiquei até com medo de entrar sozinha na cozinha”, conta Wanda Luz, uma das gestoras do asilo. 
Wanda fala sobre susto ao encontrar asilo revirado (Foto: Almiro Lopes/CORREIO)

O espaço foi fundado pela mãe de Wanda há 32 anos e recebe idosos resgatados das ruas. “Eles ficam doentes, vão a um posto, e o posto, na hora de liberar, para não devolver pra rua, liga pra gente e a gente vai buscar”, explicou a gestora. 
Os moradores do asilo não perceberam a ação porque os dormitórios ficam na parte de baixo da construção, enquanto a cozinha, onde estavam os freezers, fica na parte de cima do imóvel. Ninguém se feriu.
A Polícia Militar foi acionada e enviou policiais da 50ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Sete de Abril) ao local, que chegaram a realizar buscas para tentar encontrar suspeitos pela região, sem sucesso.

Graça ajuda o asilo mensalmente (Foto: Almiro Lopes/CORREIO)
Muitas outras pessoas também se sensibilizaram com a situação do São Lázaro. O espaço já recebeu outras doações desde que o roubo foi divulgado. A preocupação, agora, é ter onde armazenar os alimentos que têm chegado. “Com o que já recebemos, dá para garantir a alimentação deles e estamos consertando o espaço. Agora, a principal questão agora são os freezers para ter onde guardar as carnes”, explicou Wanda. 
Além dos refrigeradores, outra preocupação é com a segurança do local. “A gente precisa da força de alguma empresa de segurança, porque agora, mesmo chegando tanta doação, eles (os criminosos) podem querer retornar e isso coloca os idosos em risco. Temos que pensar na segurança deles”, observou Lídia. 
                                                      (Foto: Almiro Lopes/CORREIO)
Enquanto esse apoio não vem, as amigas buscam alternativas. Para arrecadar fundos para investir na estrutura do local, as voluntárias criaram um bazar. O evento ocorrerá no dia 8 de junho e terá sua renda toda revertida para o abrigo. “O asilo foi construído há muitos anos e se mantém com ajuda. As doações chegam, de alimentos, remédios, que são muito bem vindos, mas nessa parte de infraestrutura deixa sempre a desejar”, explicou Lídia.
"Temos um grupo e todo mês arrecadamos entre 1200 e 1400 reais, a gente compra tudo de proteína e traz para cá, porque sabe que é uma das coisas que o asilo mais precisa”, contou Graça.  
O caso agora é analisado pela Polícia Civil e a autoria está sendo investigada pela 10ª Delegacia (Pau da Lima).
Solidariedade
As amigas aposentadas Graça Shumacher, 68, e Lidia Kovalinski, 59, doam mensalmente justamente as carnes que foram levadas pelos criminosos. 
Para ajudar
Quem quiser contribuir com o asilo São Lázaro pode levar as doações diretamente na unidade ou fazer depósito em dinheiro.

Asilo São Lazáro
Endereço: Estrada Velha do Aeroporto, Km 06, Jardim Nova Esperança
Contato: 3393-4448
Conta: Banco do Brasil - Agência 3460-6; Conta Corrente: 207407-9

correio24horas


«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga