» » » Dia do Artesão é comemorado em Camaçari

A arte é expressão fiel da cultura adquirida pelos povos, dos costumes herdados por gerações e do amor extravasado através das obras-primárias do artesão. Diante dos produtos tecnológicos com produção em série, a arte se mostra singular pela autenticidade das marcas que possuem estudo e técnicas únicas. No calendário mundial, a data 19 de março é dedicada a celebração do Dia do Artesão, e a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec), na pasta da Coordenação de Economia Solidária (Ecosol), organizou um encontro para homenagear esses profissionais.
A reunião aconteceu na nova sala da Sedec, na Casa do Trabalho, e contou com cerca de 100 profissionais do artesanato da Sede e Costa de Camaçari. “Esse momento reforça a união da categoria e o misto de artistas manuais que a cidade dispõe. Essa terra transpira cultura histórica que nós artesãos nos incumbimos em materializar, através das nossas obras”, declarou Vilmara Vieira, artesã, que atua há 15 anos com costura criativa.
A artesã Marli Aragão também participou da comemoração e ressaltou a importância da classe obter mais espaço no mercado. “Quem foi nas Feiras do Pôr do Sol viu a quantidade de artesãos que atuam em Camaçari. Hoje é um dia para comemorar e acentuar a relevância que os profissionais da arte têm para o movimento da economia local”, acentuou a artesã, que trabalha com fabricação de bonecas de E.V.A, Biscuit e M.D.F.
A comemoração contou com coffee-break e muita conversa descontraída, tanto pelos artesãos quanto pelos profissionais da gastronomia, que também atuaram nas Feiras do Pôr do Sol. “Temos vários motivos para comemorar, pois estamos buscando cada vez mais forças para divulgar e elevar o desenvolvimento econômico desses profissionais. Através do projeto Mãos que Criam e das Feiras do Pôr do Sol, podemos visualizar o alto potencial dos artesãos e da turma da gastronomia de Camaçari, e é para esses públicos que a pasta da Ecosol trabalha diariamente”, afirmou Sineide Lopes, coordenadora da Ecosol.
Foto: Ascom/PMC

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga