» » » Prefeitura apresenta Plano Emergencial de Camaçari

A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) e Defesa Civil, apresentou o Plano Emergencial de Camaçari (PEMC) com o intuito de trazer mais segurança e prevenção a qualquer tipo de desastre natural, acidente ou tragédia humana. O encontro reuniu dezenas de pessoas no auditório do Teatro Cidade do Saber, na tarde desta segunda-feira (18). 
O Plano contém diretrizes e visa buscar soluções rápidas de forma coletiva com estratégias de grande escala para evacuação, através de um conjunto de ações preventivas e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar possíveis cenários de emergência na cidade. O Plano promove uma interação entre a Defesa Civil, Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nudec), Polo Industrial de Camaçari, através do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), e demais órgãos e secretarias municipais.
O superintendente de Segurança, Saúde e Meio Ambiente do Cofic, Aurinézio Calheira Barbosa, apresentou o Plano existente do Cofic, que atua com o programa de gerenciamento de risco, e se colocou à disposição do município. “O Cofic estará junto da Defesa Civil para fazer esse trabalho frutífero”, afirmou.
De acordo com Ivanaldo Soares, coordenador da Defesa Civil, o Plano é um objeto de atuação e não preventivo. “É com sabedoria e unidade corporativa que uma sociedade estabelece a sua segurança pelas autoridades competentes, por isso vamos contar com a colaboração de cada secretaria, que terá 10 profissionais aptos para ficar de prontidão a qualquer chamado do PEMC”, explicou, acrescentando que este é um momento oportuno para ampliar a assistência à população em eventuais situações de emergência.
Na ocasião, o prefeito Elinaldo Araujo recebeu um colete da Defesa Civil e uma cópia do Plano. “Esse material, elaborado pela Defesa Civil, é um instrumento importante e juntos com as cidades da região metropolitana, todas as secretarias, a sociedade e a imprensa, vamos ter frentes de ações treinadas e preparadas para qualquer situação”, falou, aprovando a iniciativa.
O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre representantes do Cofic, da Polícia Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil de Salvador, Simões Filho e São Francisco do Conde, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Legislativo e secretariado do governo municipal.
Foto: Tiago Pacheco

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga