» » Ações da PM e PC reduzem roubos de veículos em 18,6%

Foto: Alberto Maraux
Os roubos de veículos em Salvador fecharam o primeiro trimestre (janeiro a março) com queda de 18,6%. O Sistema de Reconhecimento de Placas, instalado nas cerca de 1.000 câmeras da SSP, aprimorou as ações ostensivas e investigativas das polícias Militar e Civil.
pm
Na tarde de sábado (13), quem passou pela Avenidas Dorival Caymmi e 29 de Março, presenciou mais um trabalho conjunto envolvendo militares da Operação Apolo e Esquadrão Águia, com equipes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV).
Foto - Alberto Maraux
Em números absolutos, nos primeiros três meses deste ano foram contabilizados 1.159 casos, enquanto em 2018, tinham ocorridos 1.423. O índice corresponde a 264 veículos a menos roubados. Os comandantes da Apolo e Águia, majores Cristiano Paraíso e André Borges, respectivamente, destacaram a importância das blitze e abordagens.

Sistema de Reconhecimento

Carros que são furtados ou roubados, quando passam pelas câmeras da SSP, instaladas nas principais vias de Salvador, são detectados pelo Sistema de Reconhecimento de Placas. De imediato, o software dispara um alarme e as equipes no Centro Integrado de Comunicações (Cicom) acionam as viaturas mais próximas do fato.

Por mês, aproximadamente 60 carros são recuperados, apenas com a utilização do sistema, implantado em dezembro do ano passado. 
pc
"A ferramenta nos ajuda também com a parte investigativa. Os trajetos usados pelas quadrilhas nos levam a desmanches de veículos", contou o titular da DRFRV, delegado Nélis Araújo. Ele lamentou que ainda existam pessoas que compram esses materiais irregulares. "Quem adquire partes de carros e motos, sem nota fiscal, estimula furtos e roubos", completou.

Fonte: Ascom/Alberto Maraux

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga