» » » Campeão olímpico de vôlei de praia recebe Título de Cidadão Camaçariense nesta quarta (17)

Será realizada nesta quarta-feira (17/04), Sessão Especial para entrega de Título de Cidadão Camaçariense para o campeão olímpico de vôlei de praia, o baiano Ricardo Alex Costa Santos. A homenagem foi proposta por todos os vereadores do município e será entregue em evento realizado no Teatro Alberto Martins, a partir das 9h. Após a homenagem, o atleta vai conceder uma entrevista coletiva no mesmo local.

Natural de Salvador, Ricardo Santos, também é conhecido no meio esportivo como “A Muralha”, por conta da sua excelente atuação como bloqueador. Atualmente morando em João Pessoa, o atleta é um dos únicos a conquistar três medalhas olímpicas, junto com Emanuel, com quem fez dupla nas quadras por muito tempo.
O baiano foi ouro em Atenas/2004, prata em Sydney/2000 e bronze em Pequim/2008. Ricardo é um legítimo filho da praia, pois iniciou sua carreira direto na areia, por influência do primo Paulão, também jogador profissional, em 1994. Em 1998, conquistou seu primeiro título internacional, na etapa do Circuito Mundial, no Rio de Janeiro.

Em 2018, Ricardo recebeu, aos 43 anos, dois prêmios da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), na temporada 2017/18: o jogador mais inspirador e também o esportista do ano. Com esses dois prêmios, Ricardo acumula agora oito títulos individuais concedidos pela entidade máxima do vôlei mundial ao fim de cada temporada. Ele foi eleito o melhor jogador do Circuito Mundial em 2005 e 2007, melhor ataque em 2005 e melhor jogador ofensivo em 2005, 2006 e 2007.

Circuito Costa de Camaçari
O atleta estará no município prestigiando o Circuito Costa de Camaçari, realizado na praia de Guarajuba, entre os dias 16 e 21 de abril. A homenagem ao atleta faz parte deste evento esportivo que contempla a etapa do Sul Americano de Vôlei de Praia 2019. Os resultados obtidos aqui influenciam na classificação olímpica e rankeamento dos atletas para a seletiva das Olimpíadas de Tóquio 2020. Realizado em 10 cidades brasileiras, para movimentar o calendário do vôlei nacional, o evento deve mobilizar 31 mil pessoas nos seis dias de evento.

A etapa acontece em parceria com a Prefeitura Municipal de Camaçari, através das secretarias de Turismo (Setur), Esportes, Lazer e Juventude (Sejuv) e Coordenação de Eventos. A competição deve movimentar os meios de hospedagem e de gastronomia do município, para receber os amantes da categoria esportiva. 

Conhecido como Circuito dos Shoppings, o evento terá apoio do Guarajuba Shopping e será realizado em um terreno cedido pelo apoiador na Estrada do Coco (BA-099), entre as localidades de Guarajuba e Monte Gordo.
A etapa Costa de Camaçari também contará com a presença da medalhista Pan Americana, Carolina Horta. 

Além dos convidados, o município recebe mais 64 atletas, com disputas simultâneas em três quadras montadas na arena. O evento terá, ainda, cobertura internacional pela DirecTV e nacional pela Rede Globo, com expectativa de oito milhões de expectadores na América do Sul.

Ascom Câmara de Camaçari


«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga