» » Incêndio derruba torre da catedral de Notre Dame em Paris

A Catedral de Notre Dame, em Paris, foi atingida por um incêndio nesta segunda-feira (15) (veja aqui). Uma das torres da igreja não resistiu ao fogo e desabou.  
Foto: Reprodução / Youtube
O fogo que atinge Notre Dame pode estar ligado às obras que estavam sendo realizadas no telhado da igreja. A torre central estava rodeada por um andaime. 

A Catedral, conhecida por sua arquitetura gótica, foi cenário do romance "O Corcunda de Notre-Dame", lançado em 1831 por Victor Hugo (1801-1885). Em seu livro, o escritor alertou que a histórica catedral estava em ruínas.

Segundo informações do G1, a construção da igreja, dedicada à Virgem Maria (Notre-Dame significa Nossa Senhora), levou 180 anos: de 1161, quando começou a ser construída onde ficava uma igreja romana, a 1345. A catedral, que fica localizada na Île de la Cité (pequena ilha no centro de Paris, rodeada pelas águas do rio Sena), foi restaurada diversas vezes durante os seus mais de oito séculos de existência. 

Na semana passada, 16 estátuas de cobre que ficavam no alto da catedral foram retirados do telhado por um guindaste. As obras representam os apóstolos e os quatro evangelistas e possuem três metros de altura e pesam cerca de 150 kg cada uma.

As estátuas iriam passar por restaurações e seriam exibidas entre o final de setembro e o início de dezembro, antes que fossem reinstaladas no telhado. Esta seria a primeira restauração em mais de um século. 
Confira: 

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga