» » » Praia Linda é Praia Limpa movimentou a manhã de sábado em Arembepe

A manhã deste sábado (8/6) em Arembepe começou movimentada. É que diversas pessoas da comunidade, estudantes, de entidades e membros do governo municipal se reuniram para realizar a segunda ação do Projeto Praia Linda é Praia Limpa, que foi um verdadeiro sucesso, com direito a soltura de tartaruga, aulão de zumba e muita disposição para coletar o lixo fora e dentro do mar. A concentração aconteceu na Praça das Amendoeiras.   Nada mais simbólico para marcar o Dia Mundial dos Oceanos, celebrado neste dia 08, do que a soltura de uma tartaruga, conduzida por um parceiro da ação, o Projeto Tamar. A espécie tartaruga-verde, com aproximadamente um ano, foi a grande atração da edição não apenas para as 35 crianças e adolescentes da Escolinha do Tamar, mas para os adultos presentes, que com seus olhos atentos acompanharam a chegada do animal ao seu habitat de origem, o mar.


Durante a soltura, a equipe do Tamar conversou com os presentes sobre a importância de preservar o meio ambiente e manter os oceanos livres de lixo, pois o descarte indevido de materiais, além de poluir as águas, causam a morte de animais marinhos. Esse ano, a data traz o tema “Juntos, podemos proteger e renovar o nosso oceano”, que reforça ainda mais o Projeto Praia Linda é Praia Limpa, assegura o gestor da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), José Matos. “A intenção não é apenas limpar, o foco é conscientizar as pessoas sobre a necessidade de não sujar”, ressaltou.
O secretário comentou ainda que a ação visa conquistar multiplicadores. “Nada melhor que crianças e adolescentes para nos ajudar nessa missão. Tenho certeza que cada um ao chegar em casa, na escola, ou mesmo nos momentos de lazer com os amigos, vão compartilhar os conhecimentos e a experiência vivida, e é isso que queremos”, colocou Matos.
Todos os colaboradores receberam luvas e sacos para dar início a retirada dos resíduos da faixa de areia, e uma delas foi a pequena Agatha Souza, 10 anos, moradora e estudante da localidade. “Gostei demais de ver a tartaruga sendo solta. Fico feliz em contribuir pra que o meio ambiente fique mais limpo, e colaborar para que menos animais morram por comerem o lixo descartado na praia e que chega até o mar”, disse Agatha, ao explicar que quando vem à praia para se divertir sempre traz uma sacola para colocar o lixo que gera com a família. A menina integra a Escolinha do Tamar, que atende cerca de 60 jovens de 6 a 14 anos, duas vezes por semana, no contraturno escolar.
O Praia Linda é Praia Limpa é realizado pela Prefeitura de Camaçari, através da Serin. A iniciativa conta com apoio de diversas pastas do governo, a exemplo das secretarias do Governo (Segov), Educação (Seduc), Serviços Públicos (Sesp), Cultura (Secult), Saúde (Sesau), da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) e do Legislativo municipal.
A ação também contou com a participação dos idealizadores do projeto, o grupo de mergulhadores Jauá Sub. A atividade também recebeu auxílio da Associação Camaçariense de Surf (ACS) e do Projeto Baleia Jubarte.
A próxima parada do projeto será em Barra do Jacuípe e na sequência em Guarajuba, tendo a temporada encerrada em Itacimirim. De acordo com o secretário José Matos, para a edição de 2020 já estão sendo pensadas diversas novidades. “Estamos estudando a possibilidade de estender essa ação para além das praias, queremos que cheguem até as lagoas do município”, finalizou animado.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga