» » » Praia Linda é Praia Limpa movimentou a manhã de sábado em Arembepe

A manhã deste sábado (8/6) em Arembepe começou movimentada. É que diversas pessoas da comunidade, estudantes, de entidades e membros do governo municipal se reuniram para realizar a segunda ação do Projeto Praia Linda é Praia Limpa, que foi um verdadeiro sucesso, com direito a soltura de tartaruga, aulão de zumba e muita disposição para coletar o lixo fora e dentro do mar. A concentração aconteceu na Praça das Amendoeiras.   Nada mais simbólico para marcar o Dia Mundial dos Oceanos, celebrado neste dia 08, do que a soltura de uma tartaruga, conduzida por um parceiro da ação, o Projeto Tamar. A espécie tartaruga-verde, com aproximadamente um ano, foi a grande atração da edição não apenas para as 35 crianças e adolescentes da Escolinha do Tamar, mas para os adultos presentes, que com seus olhos atentos acompanharam a chegada do animal ao seu habitat de origem, o mar.


Durante a soltura, a equipe do Tamar conversou com os presentes sobre a importância de preservar o meio ambiente e manter os oceanos livres de lixo, pois o descarte indevido de materiais, além de poluir as águas, causam a morte de animais marinhos. Esse ano, a data traz o tema “Juntos, podemos proteger e renovar o nosso oceano”, que reforça ainda mais o Projeto Praia Linda é Praia Limpa, assegura o gestor da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), José Matos. “A intenção não é apenas limpar, o foco é conscientizar as pessoas sobre a necessidade de não sujar”, ressaltou.
O secretário comentou ainda que a ação visa conquistar multiplicadores. “Nada melhor que crianças e adolescentes para nos ajudar nessa missão. Tenho certeza que cada um ao chegar em casa, na escola, ou mesmo nos momentos de lazer com os amigos, vão compartilhar os conhecimentos e a experiência vivida, e é isso que queremos”, colocou Matos.
Todos os colaboradores receberam luvas e sacos para dar início a retirada dos resíduos da faixa de areia, e uma delas foi a pequena Agatha Souza, 10 anos, moradora e estudante da localidade. “Gostei demais de ver a tartaruga sendo solta. Fico feliz em contribuir pra que o meio ambiente fique mais limpo, e colaborar para que menos animais morram por comerem o lixo descartado na praia e que chega até o mar”, disse Agatha, ao explicar que quando vem à praia para se divertir sempre traz uma sacola para colocar o lixo que gera com a família. A menina integra a Escolinha do Tamar, que atende cerca de 60 jovens de 6 a 14 anos, duas vezes por semana, no contraturno escolar.
O Praia Linda é Praia Limpa é realizado pela Prefeitura de Camaçari, através da Serin. A iniciativa conta com apoio de diversas pastas do governo, a exemplo das secretarias do Governo (Segov), Educação (Seduc), Serviços Públicos (Sesp), Cultura (Secult), Saúde (Sesau), da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) e do Legislativo municipal.
A ação também contou com a participação dos idealizadores do projeto, o grupo de mergulhadores Jauá Sub. A atividade também recebeu auxílio da Associação Camaçariense de Surf (ACS) e do Projeto Baleia Jubarte.
A próxima parada do projeto será em Barra do Jacuípe e na sequência em Guarajuba, tendo a temporada encerrada em Itacimirim. De acordo com o secretário José Matos, para a edição de 2020 já estão sendo pensadas diversas novidades. “Estamos estudando a possibilidade de estender essa ação para além das praias, queremos que cheguem até as lagoas do município”, finalizou animado.

About www.conexao cidade

Saiba de tudo que acontece em Camaçari, na Bahia no Brasil e no Mundo.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Leave a Reply