» » Governo e Caixa tratam ajustes da PPP de Iluminação Pública

Para alinhar últimos ajustes da Parceria Público-Privada (PPP) da Iluminação Pública de Camaçari, o prefeito Elinaldo Araújo recebeu no gabinete da Secretaria de Governo (Segov), nesta quarta-feira (5/5), o diretor da Caixa, Adriano Resende, que esteve acompanhado da equipe técnica. O projeto que foi estruturado via Programa de Fundo de Estruturação de Projetos (FEP), vinculado à Secretaria de Parcerias e Investimento do Governo Federal, segue em fase de finalização.

Para o gestor do município, a reunião foi muito importante para verificar junto à instituição as demandas e reforçar a parceria existente. “Aprofundamos a discussão e chancelamos tudo o que já construímos até o momento. A nossa equipe é bem relacionada com a Caixa e tem buscado frequentemente, através do diálogo, soluções e possíveis alternativas para seguirmos com os projetos, que em alguns casos sofreram alteração em virtude das mudanças impostas no mundo e no município com a Covid-19”, disse o prefeito ao demonstrar preocupação com o andamento das obras e a readequação de planos.

O diretor da Caixa, Adriano Rezende se colocou à disposição e, em tempo, propôs um encontro virtual com a equipe técnica de Brasília e de Salvador, além de representantes do governo para auxiliar a gestão com solução e alternativas, no que diz respeito à processos contratuais junto ao banco. “A nossa conversa com a prefeitura, que é uma grande parceira da Caixa, foi bastante positiva. No diálogo alinhamos os projetos em andamento da cidade, como a PPP de Iluminação que segue em execução e está muito próximo de ser apresentada à população”, disse ao acrescentar que seguirá fazendo um trabalho muito forte no município.

Durante os últimos dois anos de desenvolvimento dos estudos que balizaram a PPP de Iluminação Pública de Camaçari, a administração municipal assumiu um importante papel técnico, que em conjunto com a Caixa e a International Finance Corporation (IFC), instituição ligada ao Banco Mundial, resultaram na viabilidade do projeto.

De acordo com Alana Gonzales, Coordenadora Geral de PPP e Concessão do Município de Camaçari, a PPP de Iluminação Pública é uma realidade no Brasil inteiro. “A iniciativa foi muito bem estruturada e a gente está na fase de finalização para colocar em consulta pública e assim seguir com a licitação. Para o município, é um grande ganho, por tratar de uma modernização total dos 42 mil pontos de iluminação pública, gestão, operação, tudo dentro de um único contrato e com uma meta de eficientização de 58,3 %, acarretando numa significativa redução da conta de energia”, explicou.

Ainda na oportunidade, foram pontuadas obras em andamento no município, a exemplo da duplicação do Viaduto do Trabalhador, o Trevo da Cascalheira, a revitalização do Horto Florestal, a requalificação da praça de Eventos e Campo Nery Nunes (Tudão) e as obras de Revitalização Integrada da Bacia do Rio Camaçari.

Também participaram da reunião, o secretário de Governo, José Gama; da Fazenda, Joaquim Bahia; o Procurador-Geral do Município, Bruno Nova; o assessor do Governo, Atilio Rusciolelli; além do gerente nacional, Cristiano Boaventura; o superintendente de Rede da Caixa de Salvador, Rychard Fully; o coordenador de Salvador, Anderson Andrade; o superintendente executivo do Governo de Salvador, Eduardo Murta, e o supervisor de filial, Ugo Araújo, ambos da Caixa.

Foto: Tiago Pacheco
Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga