» » Culto inter-religioso celebra os 45 anos da Cidade da Luz nesta terça-feira, 28 de fevereiro

Siga-nos no instagram @tvconexao33

 Solenidade vai ocorrer às 19h30, em Pituaçu, e comemora o propósito da instituição de fazer o bem.


A Cidade da Luz está completando 45 anos da fundação do seu primeiro núcleo, o Centro Espírita Cavaleiros da Luz (CECLUZ), que foi fundado pelo seu líder espiritual José Medrado e alguns companheiros em julho de 1978. Marcando seu respeito à diversidade de crenças e de ação no Bem, a instituição comemora oficialmente seu aniversário nesta terça-feira, 28 de fevereiro, às 19h30, com a realização de um culto inter-religioso que vai reunir representantes do Anglicanismo, Candomblé, Catolicismo, Cristianismo Evangélico, Islamismo, Judaísmo, Movimento Hare Krisna e Umbanda. Haverá participação artística especial do Grupo Bankoma.

 

Historicamente, a instituição foi fundada em 27 de fevereiro de 1978, com o propósito de “cuidar do corpo e do espírito”, seguindo a inspiração da frase do Espírito Ignotus. Fundada pelo médium José Medrado quando o mesmo tinha apenas 17 anos, em conjunto com outros companheiros, o CECLUZ se expandiu e em 27 de fevereiro de 1996 foi instalada a atual sede da Obra, denominada Cidade da Luz, em Pituaçu, onde cerca de 200 mil pessoas em maior vulnerabilidade social vêm sendo atendidas por ano, seja na área espiritual e/ou sócio assistencial. Os números impressionam, mas não são exatos, pois não existem registros precisos entre 1978 e 1996, quando passou a ser chamada de Cidade da Luz.

 

Entre seus projetos destacam-se o Centro Espírita Cavaleiros da Luz, o Centro de Cultura e Arte Pai João (CCAPJ), a Escola Carlos Murion, o Ambulatório Dr. Bezerra de Menezes, a Caravana Fraterna Carlos Murion, o Grupo de Assistência Chico Xavier, o Núcleo de Psicologia Pablo Duran e o Busão da Solidariedade.

 

Como ajudar a Cidade da Luz?

 

Como a instituição não tem fins lucrativos, os diversos projetos de assistência social são mantidos através de doações. Ao longo do ano, também são realizados diversos eventos solidários para arrecadação de recursos, tais como sorteios, bazares, jantares, dentre outros. Na casa, há ainda o Espaço Renoir, que expõe obras mediúnicas, telas, esculturas e peças em cerâmica, produzidas por José Medrado e o Brechó da Luz, que faz a venda de itens de vestuário diversos, recebidos a partir de doações feitas por pessoas de boa vontade. A Obra também conta com uma livraria que comercializa livros espíritas, inclusive aqueles psicografados por José Medrado, e uma cantina que oferece cardápio variado e também é fonte de renda. Todo valor arrecadado com as vendas destes itens também é destinado às obras assistenciais, desenvolvidas pela Casa.

 

Para fazer doações à instituição há várias modalidades: via Pix 15.679.384/0001-98 (CNPJ), ou com depósito no Banco Bradesco (agência 3673-0, conta 51760-7), Banco do Brasil (agência 2976-9, conta 50714-8) e Caixa Econômica Federal (agência 4798, conta 346-3, operação 003).

 

Projetos desenvolvidos pela Casa:

 

Centro Espírita Cavaleiros da Luz: As atividades doutrinárias espíritas e socioassistenciais seguem com reuniões públicas (terças, quintas e domingos) e tratamentos espirituais em dias específicos.

.

Centro de Cultura e Arte Pai João: Realiza ações socioeducativas e culturais, com oficinas gratuitas de hip hop, ballet, capoeira e jiu-jitsu; oficinas de beleza-cabeleireiro; ginástica para mães; cãoterapia; além de cursos em parceria com o SESC

 

Escola Carlos Murion:  A unidade educacional funciona, em parceria com a Prefeitura Municipal de Salvador, oferecendo Educação Infantil e Ensino Fundamental, com capacidade para 300 estudantes.

 

Ambulatório Dr. Bezerra de Menezes: Oferece assistência de saúde gratuita para a população carente, através de consultas com profissionais de saúde e primeiros atendimentos.

 

Caravana Fraterna Carlos Murion e o Grupo de Assistência Chico Xavier: Iniciativas visam dar assistência a pessoas em situação de risco social, através de voluntários, bem como a outras instituições (abrigos e asilos), oferecendo encaminhamento médico e odontológico.

 

Busão da Solidariedade: Concebido para oferecer banho e alimentação gratuitamente para públicos bastante diversificados, formado por jovens em situação de risco social, pessoas desalentadas que estão passando por dificuldades econômicas graves e foram para as ruas, cadeirantes, usuários de substâncias psicoativas, vítimas de preconceito por gênero, entre outros,

 

Núcleo de Psicologia Pablo Duran: Oferece atendimento psicológico a pessoas de baixa renda, contando com psicólogos voluntários.

 

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga