» » Operação Volta às Aulas em Segurança chega nas unidades escolares

Siga-nos no instagram @tvconexao33

 A Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) de Camaçari promoveu nova atividade da Operação Volta às Aulas em Segurança com a STT – Pé na Faixa, Pé no Freio durante ação realizada segunda-feira (13/2) na Escola Municipal Sônia Regina de Souza, no Phoc III, oportunidade em que a comunidade escolar interagiu com os agentes do órgão. A ação ocorreu ainda na Praça João Ramos Coroa, mais conhecida como Praça Dos 46.

Na ocasião, os profissionais percorreram as salas de aula da unidade, acompanhados pelos mascotes Camaçarino e Camaçarina, e os personagens Faixa Amiga e o Sr. Semáforo. O momento foi oportuno para compartilhar dicas de como atravessar ruas de modo seguro, por meio da faixa de pedestres; orientar sobre o risco de consumir pirulitos e picolés com o veículo em movimento; além de ficar atento à sinalização indicada pelo semáforo.

O agente de trânsito da STT Cássio dos Anjos, que exerce a função há 11 anos na autarquia, compreende a campanha como uma oportunidade de criar mais empatia entre a figura do operador de trânsito e transporte e a população em geral. “Não só eu como vários colegas aqui, pensávamos em campanhas com este perfil, até pra aproximar a população da gente. Vir à escola e conversar com as crianças, que vão ser o futuro do trânsito da cidade, é muito importante. A gente sempre orienta elas pra conversar com o papai e com a mamãe, de modo que respeitem o código de trânsito, trazendo tudo isso de uma forma que eles entendam”, pontuou.

Atento e participativo durante a atividade da STT, o estudante do 5º ano C, Samuel Melo, 10 anos, quando convidado para colaborar com a atividade durante a ação, orientou os coleguinhas, assertivamente. “Tem que prestar atenção no trânsito, porque se tiver chovendo muito forte, ou tiver fazendo neblina, a pessoa não pode ver o carro e ser atropelado”.

A diretora da escola, Joelma Almeida, vê como de grande importância o trabalho que é feito por outras instituições em parceria com as unidades escolares e serve para fortalecer o trabalho já feito pela escola e pelos professores. “Desde o ano passado que eles, da STT, vieram com esse trabalho. Trouxeram outros componentes, como a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Os meninos interagiram muito bem com eles e isso traz muito enriquecimento para o que fazemos na escola”, reconheceu.

Marcia Guerra, professora de geografia e história há 13 anos na escola, entende que outras instituições deveriam seguir o exemplo da STT. “Penso que é uma ação muito educativa e que deveria ocorrer mais vezes. Não somente ações do trânsito, como também ligadas à questão da saúde e higiene, por exemplo. Profissionais desse segmento devem sempre estar presentes nas escolas para orientar as crianças”, ponderou.  

Nesta terça-feira (14/2), a ação educativa ocorreu durante a manhã no Centro Educacional Yolanda Pires, no bairro Jardim Limoeiro. A programação segue também, na quarta (15/2), na Escola Municipal Joana Angélica, localizada no Mangueiral. A atividade que estava programada para o dia 16/2 (quinta-feira) foi suspensa.

 

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga