» » Equinox Gold oferece capacitações exclusivas para o empoderamento feminino

Siga-nos no instagram @tvconexao33


Projetos "Mulheres em Foco" e "Semente Crioula", com abrangência em seis cidades de três estados onde a empresa atua, integram um conjunto de ações voltadas para Diversidade e Inclusão (D&I)


 

Ampliar a cultura da diversidade e inclusão (D&I), por meio de ações de equidade de gênero, tem sido uma importante diretriz da Equinox Gold nos últimos anos. Em 2023, o Grupo, líder em produção de ouro nas Américas, dá mais um passo nesse sentido, ao promover dois projetos sociais, de grande abrangência, com foco no empoderamento feminino das comunidades de influência. Uma das iniciativas é o Semente Crioula, que promoverá, no município de São Luís (MA), capacitações gratuitas para mulheres, por meio de três oficinas: de restauro e conservação do patrimônio cultural; de fotografia; e de streaming. Já o Mulheres em Foco oferecerá curso de fotografia, envolvendo cinco cidades, onde estão localizadas a sede corporativa da empresa e as quatro operações no Brasil: Belo Horizonte (sede) e Riacho dos Machados (MG); Barrocas e Santaluz (BA); e Godofredo Viana (MA).

Ao todo, serão 700 alunas contempladas, ao longo do ano, pelos dois projetos. Desse total, 600 vagas são do Mulheres em Foco, que capacitará jovens entre 15 e 29 anos, divididas em 40 turmas, somando 800 horas de qualificação ao longo do projeto. O objetivo da ação, desenvolvida em parceria com a Numen Produtora, é valorizar e empoderar o olhar feminino, ampliar a diversidade de gênero no cenário cultural brasileiro, mais especificamente na produção audiovisual, além de oferecer uma nova possibilidade de carreira profissional e de empreendedorismo.

O plano pedagógico inclui três etapas: teórica (contextualização histórica e estética da linguagem fotográfica); técnica (técnicas e equipamentos fotográficos); e prática (fotografia in loco). Todo material necessário para as oficinas será disponibilizado pela Equinox Gold. A conclusão do curso contará com certificado, uma exposição do portfólio de fotos desenvolvido pelas alunas, em cada cidade e produção de videoaulas para disponibilização pública e gratuita no Youtube.

O projeto cultural ainda tem a proposta de criar um lugar acolhedor para as participantes, oferecendo, por exemplo, um espaço para que as mães possam levar os filhos, se necessário. “A importância de uma iniciativa como esta é justamente trazer autonomia para essas mulheres. Muitas pararam de trabalhar, principalmente por conta dos filhos, e a fotografia oferece uma nova possibilidade para todas: de renda, de autoconhecimento, de resgate de um ambiente de confiança, de conhecimento”, destaca a educadora Karu Martins, que atuou na edição do Mulheres em Foco de 2022, em Heliópolis (SP).

Independência financeira

Com uma proposta bem parecida ao escopo do Mulheres em Foco, o Semente Crioula destinará 100 vagas gratuitas a mulheres de baixa renda, prioritariamente negras, pardas e indígenas, com mais de 18 anos, para as oficinas culturais e aulas práticas, em São Luís. Ministradas pela plataforma “Ela Faz” e sua equipe de restauradores, as atividades serão gravadas em 10 episódios, transformados, posteriormente, em um videodocumentário sobre conservação e restauração do patrimônio histórico e cultural. O conteúdo será disponibilizado para acesso nos canais digitais para que seja ferramenta de suporte à formação de outras mulheres, uma vez que, atualmente, o número de profissionais capacitadas é aquém da necessidade da “Ela Faz”.

A startup de impacto social realiza recrutamento e seleção, qualificação e inclusão de mulheres em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho, e busca garantir, entre outros aspectos, o crescimento no número de prestadoras de serviço, principalmente no setor de restauração de patrimônios históricos e construção civil, bastante demandados no Maranhão. “O projeto Semente Crioula tem um papel fundamental para oferecer capacitação às mulheres e sua inserção nas organizações, promovendo a equidade de gênero, diversidade e inclusão. Além disso, proporciona aumento de renda e independência financeira às profissionais”, destaca a CEO do Ela Faz, Lívia Viana.

A vice-presidente de Finanças e Administração da Equinox Gold, Angela Vasconcelos, acrescenta que os projetos Semente Crioula e Mulheres em Foco serão uma oportunidade para fomentar a inclusão e a atuação feminina no mercado de trabalho e na cultura do país. “As oficinas gratuitas irão privilegiar a visão das participantes sobre as diferentes representações da mulher na sociedade atual, assim como promover essa capacitação para o mercado de trabalho, essencial para que possam se empoderar e conquistar oportunidades profissionais”, explica Angela.

 

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga