» » Festival de arte reúne Apaes de 10 cidades baianas em Camaçari

Siga-nos no instagram @tvconexao33



Estimular a prática artística entre as pessoas com deficiência e dar destaque aos talentos dos assistidos pelas Apaes, tornando a cultura democrática e acessível. Com este propósito, a seletiva regional do XI Festival Nossa Arte, promovido pela Federação das Apaes do Estado da Bahia (Feapaes-BA), leva ao palco do Teatro Cidade do Saber, neste sábado (4/3), artistas de diferentes linguagens culturais, de 10 cidades baianas. No município, o evento é realizado em parceria com a Secretaria da Cultura (Secult).

O presidente da Feapaes-BA,  Narciso Batista, destacou que a iniciativa tem grande representação para o movimento da Apaeano. "Promove a inclusão das pessoas com deficiência intelectual e múltipla para que a sociedade perceba o que eles têm a oferecer no campo das artes, além de facilitar o acesso deles à cultura", defendeu.

Para o presidente da Apae Camaçari, Marcondes Souza, a parceria com a Prefeitura foi de grande valia para que o município sediasse a etapa do festival. "A organização do evento se encantou com a estrutura oferecida e decidiram que Camaçari era o melhor lugar da região para a realização. O nosso sentimento é de gratidão. Sempre obtivemos apoio da Prefeitura", afirmou.

Representando o prefeito Elinaldo Araújo, o gestor da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), Dilson Magalhães Júnior, falou que é uma alegria para o município receber a ação. "Desejo que seja um sucesso o evento, e que se repita por muitos anos", ansiou.

A seleção do Festival Nossa Arte acontece durante todo o sábado. Pela manhã, com apresentação de teatro e visita guiada de artes visuais, e a tarde, de arte literária, dança e música. Os competidores serão avaliados por uma equipe de jurados, e os selecionados participam da competição final, que acontece em maio, na cidade de Guanambi.

A assessora chefe da Secult, Guida Schnitman, representou a secretária da Cultura, Márcia Tude, e ressaltou que a iniciativa está em consonância com o Programa Cultura Todo Dia, desenvolvido pela pasta, que visa a garantia do direito à cultura para todos. "Ficamos felizes em receber uma atividade que envolve a arte de forma inclusiva, utilizando da ludicidade. A arte tem papel transformador e auxilia essas pessoas a se expressarem", disse.

A pedagoga Jaidê é mãe de José Wesley Figueiredo, 32 anos, assistido pela Apae Camaçari há 4 anos. Ela veio com o filho prestigiar o evento e contou sobre os benefícios percebidos durante o tempo que José frequenta a associação. "Desenvolveu bastante, está menos introspectivo e mais desenvolto. Lá, ele tá com amigos e pares, e atualmente pratica handebol, capoeira e ainda é músico", contou.

Participam da seletiva em Camaçari as Apaes das seguintes cidades: Camaçari, Alagoinhas, Feira de Santana, Governador Mangabeira, Maragogipe, São Francisco do Conde, Salvador, Santo Amaro, Santo Estevão e Valença.

Esta foi a primeira de cinco seleções, que ainda serão realizadas em Vitória da Conquista, Porto Seguro, Barreiras e Jacobina.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga