» » » Jauá recebe projeto Meu descarte legal

Siga-nos no instagram @tvconexao33



A Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec) levou animação, curtição e sustentabilidade para mais uma praia da costa camaçariense, neste sábado (4/3). A equipe realizou ação de conscientização ambiental na praia de Jauá com o projeto “Meu descarte legal - na praia”.

A Limpec contou com a presença de voluntários das secretarias de Governo (Segov) e da Mulher (Semu), além do apoio do professor de Educação Física, Kleber Lobo, responsável pelo projeto de dança “Lobinhas, que na oportunidade garantiu a animação de todos os presentes.

Durante a ação, visitantes e banhistas receberam orientação sobre a preservação do ecossistema e o quanto é prejudicial ao meio ambiente, o descarte incorreto de resíduos. Ainda, sacolas biodegradáveis foram distribuídas para que a população pudesse  recolher o lixo produzido na praia.

Enquanto aproveitava a praia, Alira de Araújo, moradora de Jauá, presenciou a iniciativa da empresa.  “Achei esse trabalho maravilhoso. Eu sempre pensei desse jeito, inclusive recolho meus resíduos e descarto no local correto. Acho importante para nós, seres humanos, e para os animais marinhos. Infelizmente, essa conscientização nem todo mundo tem”, explica a banhista que estava na companhia da filha Lilian Araújo, que também explanou sua opinião. “Fiquei encantada com a iniciativa, a limpeza das praias é de preocupação internacional. Passou do tempo de entendermos que quem vai despoluir o ambiente somos nós mesmos, pontuou Lilian.

Comerciante em Jauá há 11 anos, Rita Cristina, baiana de acarajé, nota que a ação da Limpec é de grande importância, principalmente para o comércio, já que o descarte irregular de resíduos atrai animais e odores indesejados, afugentando os clientes. “Eu mantenho lixeiras por perto, justamente para os meus clientes usá-las, isso quando eu mesma não recolho. Já o azeite usado para fritar o acarajé levo para casa e transformo em sabão”, esclareceu a Rita.

Áldene Motta, diretor-presidente da empresa, explicou que a Limpec segue com a campanha ambiental, com a finalidade de passar uma mensagem de preservação. “Já passamos por várias praias, hoje estamos em Jauá para explicar a toda comunidade  a importância de descartar o lixo corretamente, a fim de preservar nossas praias e meio ambiente. As estimativas são alarmantes, a Organização  das Nações Unidas (ONU) já prevê que a quantidade de vidas marinhas pode ser superadas pelo plástico no mar.
Estamos aqui hoje para trazer educação ambiental para comerciantes, banhistas, moradores e visitantes”, explicou Áldene.

O projeto “Meu descarte legal - na praia” iniciou em fevereiro e já passou por Guarajuba, Arembepe e Barra do Jacuipe. O projeto espera atingir até 20mil pessoas com ações de conscientização na costa de Camaçari.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga