» » » Prefeito Elinaldo dá posse a Helder Almeida como novo diretor-superintendente da STT

Siga-nos no instagram @tvconexao33

Em cerimônia realizada na tarde desta segunda-feira (6/3), o prefeito Elinaldo Araújo empossou Helder Almeida como novo diretor-superintendente da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) de Camaçari. Na solenidade, ambos assinaram o Decreto número 7.846/2023, que determina situação de calamidade pública na prestação do serviço de transporte coletivo urbano de passageiros do município de Camaçari, pelo prazo de 180 dias, efetivando, imediatamente, o Plano Emergencial para o setor de transporte público. Além disso, firmaram o Termo de Autorização de Abertura de Processo Licitatório, com fim de regularizar a prestação do serviço público de transporte coletivo de passageiros por ônibus no município. O edital de chamamento público será publicado em 10 dias úteis para convocação dos interessados na prestação dos serviços.

 

Ao proferir o discurso, o prefeito Elinaldo se referiu ao coronel Alfredo Braga de Castro, ex-diretor-superintendente da STT, que esteve, durante quatro anos, na condução da autarquia, falando em “grandeza, humildade, orgulho e gratidão”. O gestor municipal declarou ainda que a transição está sendo amigável, tranquila e respeitosa. “Sei que o senhor vai sair desse cargo com sentimento de dever cumprido até aqui. Só tenho a lhe agradecer por toda a dedicação, comprometimento, experiência e, sobretudo, trabalho árduo durante o tempo em que esteve à frente da STT. No entanto, o processo para solucionar a questão do transporte público de Camaçari tem uma importância política para o nosso município e é nessa hora que a chegada de Helder para autarquia se faz fundamental”, destacou.  

O coronel Alfredo Castro passou, simbolicamente, ao novo gestor da autarquia, o colete padronizado da STT. “É com muita satisfação que eu agradeço por esse momento. Foram 1.456 dias à frente da STT. Quando assumi a superintendência, eu disse ao nosso prefeito que nós estaríamos como um soldado, onde ele poderia contar com o nosso comprometimento. Não poderia deixar de expor aqui a minha gratidão ao senhor pela confiança que teve à minha pessoa e dizer da certeza que estou saindo com o sentimento de vitória”, ressaltou.

Durante a cerimônia, Helder Almeida falou que aceitou o desafio de liderar a STT, proposto pelo prefeito Elinaldo, “com muita humildade e determinação”. Ele ressaltou o que já tem planejado entre as primeiras ações à frente da autarquia. “Eu quero entregar à população de Camaçari um sistema de transporte público eficiente e digno. Estou muito motivado e com vontade de acertar”. O novo gestor da superintendência garantiu que vai exercer a função com muito trabalho e dedicação. “Vamos chegar e alcançar nosso objetivo. Nós temos que atender aos idosos, cadeirantes e estudantes, e todos aqueles a quem tem sido negado o direito da gratuidade. Uma cidade com mais de 300 mil habitantes, que vai receber agora uma nova fábrica, que vai ocupar a Ford, vai exigir do município essa decisão, essa atuação. Nós vamos fazer isso, eu tenho certeza que, com a nossa experiência, com a nossa tranquilidade e com o apoio que tenho recebido de vários sindicatos, não só de servidores, mas também de usuários do sistema, a gente vai chegará a um bom termo”, ratificou.

Na oportunidade, Helder destacou que Camaçari não tem condição de subsidiar o transporte público integralmente e ressaltou que vai criar novas receitas, por meio da criação do Fundo Municipal de Transporte. “Vamos criar o fundo de transporte, que vai funcionar como caixa adicional para, em algumas linhas, que forem deficitárias, poder aportar um subsídio nesse sentido. Então, é dessa forma que a gente está pensando para poder resolver a situação do transporte no município”, disse.

A solenidade de posse que aconteceu no auditório da Secretaria de Governo (Segov) contou com a presença de Maria Del Carmem Lobo Azcona Souza, esposa de Helder. O evento foi prestigiado ainda por diversas autoridades, como secretários municipais e vereadores. Também participaram da cerimônia o deputado federal Paulo Azi, e o deputado estadual Manoel Rocha, além de representantes do setor de transporte, como cooperativas e empresas de ônibus e táxis, que atendem ao município e a Região Metropolitana de Salvador (RMS), e sindicatos. O corpo efetivo de agentes de trânsito e transporte da STT também marcou presença na cerimônia de posse.  

Minicurrículo de Helder Almeida de Souza - formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) (1980), Helder Almeida, 67 anos, é pós-graduado em Administração Financeira pelas Faculdades Integradas Estácio de Sá do Rio de Janeiro (RJ) (1980). Especializou-se em Instrutor de Treinamento, Escola Superior de Administração Fazendária (RJ), Avaliação de Desempenho, Fundação Getúlio Vargas (FGV), Elaboração de Orçamento Público, Instituto Baiano de Administradores, Elaboração e Análise de Projetos, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)/ Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão.

Casado, pai de dois filhos, Helder Almeida é natural de Salvador, mas tem Camaçari como berço há 43 anos. No primeiro ano do mandato do governo do prefeito Elinaldo Araújo (2017), Helder assumiu como titular da Segov. Em abril de 2018, tomou posse como gestor da Secretaria da Administração (Secad), cargo que esteve à frente até os dias atuais. Paralelo a isso, em Camaçari, desde 2022, quando foi criado o partido União Brasil (fusão entre o Democratas e o Partido Social Liberal), que ele é presidente do diretório. Antes, durante 10 anos, atuou como presidente, no munícipio, do instinto DEM.

Servidor de carreira do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), cedido à Prefeitura de Camaçari, um dos primeiros cargos que Helder ocupou no município foi como técnico em planejamento, e diretor administrativo e financeiro da Secretaria da Fazenda (Sefaz). Como secretário municipal já atuou nas pastas de Obras e Serviços Públicos (1989-1992), e da Fazenda (1997-1998). Atuou também como gerente administrativo e financeiro do Centro de Recursos Ambientais (CRA) (1983-1984), gerente de Desenvolvimento Ambiental (1984-1987), diretor adjunto (1992-1994); e superintendente regional do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) (1987-1988);

Mandato eletivo - eleito vice-prefeito de Camaçari, no mandato de José Eudoro Reis Tude (1997-2000), licenciou-se em 1998 para concorrer ao cargo de deputado estadual, ao qual foi eleito pelo Partido Progressista Brasileiro (PPB) (1999-2003). Porém renunciou em dezembro de 2000, quando foi eleito novamente como vice-prefeito de Camaçari (2001-2004), no mandato de reeleição de José Tude, onde assumiu como prefeito da cidade (2002-2004), com a renúncia de Tude para disputar uma vaga na câmara federal.

Atividade parlamentar - na Assembleia Legislativa da Bahia, foi presidente da Comissão de Fiscalização e Controle (1999-2000); vice-presidente da CPI Sobre Cartel de Combustíveis (2000); titular das Comissões: Proteção ao Meio Ambiente (1999-2000), Finanças e Orçamento (1999-2000), CPI para Investigar Convênios Entre INCRA e Municípios da Bahia (2000), Minas, Energia, Ciência e Tecnologia (1999-2000), CPI Para Apurar Denúncias Feitas Contra o deputado Yulo Oiticica (2000); suplente da Comissão Especial de Relações do Trabalho e Emprego (1999-2000).

Condecorações - Destaque Parlamentar (1999), pelo Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia; Comenda de Amigo da Polícia Militar da Bahia; Título de Cidadão Camaçariense, pela Câmara Municipal de Camaçari.

 

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga