» » Sudesb e Centro de Referência Paralímpico da Bahia reúnem-se para discutir pautas em comum e que venham fortalecer o paradesporto

Siga-nos no instagram @tvconexao33

  Políticas públicas necessárias para apoiar e fortalecer o paradesporto da Bahia foram pauta de reunião realizada na tarde desta segunda-feira, 6, na sede da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho e Esporte (Setre), que recebeu a visita do coordenador e do professor do Centro de Referência Paralímpico Bahia (CRPBa), respectivamente Virgílio Leiro e Wilson Brito. 

Entre os assuntos discutidos pela diretoria da Sudesb com os representantes do CRPBa, a assinatura, em futuro breve, de um Termo de Cooperação Técnica entre a autarquia do esporte e o centro. Uma minuta do documento foi apresentada pelos visitantes, que será analisado e finalizado pela Diretoria de Fomento ao Esporte da Sudesb. A ideia é, que ao final, seja firmado um documento com estabelecimento de compromissos que possam ser assumidos entre os dois entes para fortalecer o paradesporto da Bahia. 

Na conversa mantida entre as partes, o entendimento da necessidade de capacitação de todos os envolvidos, principalmente no que diz respeito ao combate ao capacitismo, em que a pessoa com deficiência é vista como incapaz e inapta. 

“O CRBa nos procura em um momento muito oportuno, pois já estamos estruturando, na Sudesb, o Núcleo do Paradesporto, que irá desenvolver ações e projetos para a inclusão das pessoas com deficiência no esporte. Com certeza, temos muitos pontos de convergência com o CRBa, e essa parceria vai trazer informações importantes para o nosso planejamento na área do paradesporto. São propostas que vamos consolidar para apresentar ao Conselho Estadual de Esporte com vistas à inclusão nas políticas públicas do Sistema Estadual de Esportes”, explicou o diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto. 

Capacitação – Responsável pelo Núcleo do Paradesporto da Sudesb e também presente à reunião, Nayara Falcão aproveitou a oportunidade para convidar os representantes da CRBa para a capacitação que a autarquia do esporte inicia no próximo dia 13 de março, no Instituto Anísio Teixeira (IAT). 

“Esta primeira capacitação será com professores, coordenadores e estagiários do Projeto Natação em Rede, que é executado pela Sudesb em parceria com a Federação Baiana de Desporto Aquático (FBDA) e que atende pessoas, crianças e adultos, com deficiência”, informa Nayara, atleta do paradesporto. 

Ainda de acordo com a técnica da Sudesb, o cronograma dessa primeira capacitação envolve 10 encontros para discussão de temas diversos, todos voltados para a questão do público PCD.  

“Nosso objetivo com essa jornada é reunir pessoas que trabalham com o esporte para que possam conhecer e vivenciar o mundo do paradesporto e, assim, promover a inclusão psicossocial e acesso das pessoas com deficiência em atividades esportivas e recreativas, no âmbito das ações promovidas e ou apoiadas pela Sudesb. Estamos iniciando com os professores, mas a meta é levar essa capacitação a outros públicos que atuam no esporte, como, por exemplo, os gestores das federações”, informa Nayara.

 

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga