» » » » » » » » » » Milton Nascimento é escolhido como Personalidade do Ano de 2022 na 20ª edição do Prêmio Faz Diferença

Siga-nos no instagram @tvconexao33


Ao completar 80 anos, um dos mais importantes artistas brasileiros se retirou dos palcos protagonizando uma turnê que cativou o país e teve seu ápice em show arrebatador no Mineirão: ‘Maior emoção da minha vida’, diz ele
“Sou do mundo, sou Minas Gerais”, resumiu o poeta Fernando Brant na canção “Para Lennon e McCartney”, parceria dele com Milton Nascimento, cantor que pode ser considerado o grande milagre brasileiro da música popular.

Menino negro adotado no Rio, em 1942, por um casal branco, ele cresceu entre as montanhas, trens e igrejas de Minas, com o ouvido ligado nos sons da sua terra (toadas, calangos, música sacra) e em tudo mais que chegava por rádio e discos — da tradição dos sambas e serestas à modernidade do jazz, da bossa e dos Beatles.
Nos bailes da vida, Milton se formou, até que em 1967, no Festival Internacional da Canção, o país ficou sabendo de “Travessia”, canção do compositor iniciante (a primeira com Fernando Brant). Defendida pelo próprio Milton, a música ficou em segundo lugar na disputa — sinal de que vinha algo novo e grande para a já imensa música do Brasil.

“Se Deus cantasse, teria a voz de Milton”, disse Elis Regina, uma das maiores apoiadoras do artista, escolhido o melhor intérprete daquele festival de 1967. Trabalhando juntos, de forma indistinguível, o cantor e o compositor Milton começaram ali uma jornada que levaria o jovem artista de Minas ao topo do mundo: um disco gravado nos Estados Unidos com o piano de Herbie Hancock (“Courage”, de 1969), outro álbum de canções suas feito com o saxofonista Wayne Shorter (“Native dancer”, de 1975), incontáveis shows pelo planeta e cinco prêmios Grammy. Tudo isso com uma música que não perdeu sua brasilidade e, muito menos, a mineiridade.
Em 2022, ano em que completou 80 voltas em torno do sol, Milton Nascimento viu alguns ciclos se completarem. Ele se despediu das turnês com “A última sessão de música”, que percorreu o Brasil e o exterior, até uma noite consagradora no estádio do Mineirão, no dia 13 de novembro, em que cantou para mais de 60 mil pessoas.

— Senti a maior emoção da minha vida. O carinho do público vai me marcar para sempre. Reunir todas aquelas pessoas no palco (parceiros como Lô Borges, Toninho Horta, Beto Guedes, entre outros) foi um acontecimento muito importante para fechar esse ciclo — reflete Milton, sobre sua despedida dos palcos. — A turnê inteira foi muito especial. Meu filho, Augusto, dirigiu o projeto e conseguiu que todas as pessoas envolvidas fossem grandes amigos.

Faz Diferença 2023: Veja todos os vencedores

Completavam-se, no Mineirão, também, 60 anos desde que ele gravara sua primeira composição, “Barulho de trem”, e meio século desde que lançara “Clube da Esquina”, LP duplo com Lô Borges, que deu à sua música o status de movimento.

Ainda em 2022, “Clube” foi eleito o melhor álbum brasileiro da História numa votação realizada pelo podcast “Discoteca Básica” entre 162 especialistas de diferentes áreas ligadas à indústria fonográfica. E Milton também foi tema de um espetáculo musical, “Os sonhos não envelhecem”, dirigido por Dennis Carvalho.

Milton Nascimento no primeiro show da turnê 'A última sessão de música'
No dia do aniversário de 80 anos, 26 de outubro, o cantor e compositor ganhou de presente o álbum “Milton” gravado pela cantora Mônica Salmaso e o pianista André Mehmari com a sua obra. “É uma música mestiça inclusiva por natureza, sem precisar ter cartilha”, definiu Mehmari em entrevista ao GLOBO no lançamento do disco.

Também em 2022, relíquias encontradas entre as primeiras gravações de Milton, registradas entre 1964 e 1965 e até então disponíveis apenas em vinil, foram digitalizadas pelo projeto Raridades Analógicas, da Rádio Batuta, do Instituto Moreira Salles. As 17 faixas estão disponíveis no streaming.


«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga