» » » MP pede na Justiça suspensão imediata de 'taxa do lixo' em capital nordestina; entenda


Ministério Público do Ceará (MPCE) entrou na Justiça na quinta-feira (27) e pediu a suspensão imediata da taxa de manejo de resíduos sólidos, conhecida como "taxa de lixo", em Fortaleza, capital do Ceará. Manuel Pinheiro, procurador-geral de Justiça, protocolou uma ação que busca declarar como inconstitucional o teor da lei que instituiu a taxa de lixo na cidade.

A prefeitura de Fortaleza informou que não foi notificada e esclarece que a taxa está prevista no Marco Legal do Saneamento Básico, Lei Federal Nº 14.026 de 2020. A prefeitura ressaltou ainda que 70% da população está isenta. Os contribuintes que não pagarão a taxa já estão recebendo um comunicado em sua residência indicando a Isenção.

A taxa de lixo foi aprovada em 20 de dezembro do ano passado na Câmara Municipal. Foram 20 votos a favor e 18 votos contrários, com duas abstenções. A Lei Municipal nº 11.323/2022 instituiu taxa pela utilização efetiva ou potencial do serviço público de manejo de resíduos sólidos urbanos em Fortaleza.


Contudo, conforme a Ação Direta de Inconstitucionalidade do Ministério Público, a taxa do lixo é questionada pela Constituição do Estado do Ceará, que diz que “taxas, em razão do exercício do poder de polícia ou pela utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos à sua disposição; [...] os impostos terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte, facultado à administração tributária, especialmente para conferir efetividade a esses objetivos, identificar, respeitados os direitos individuais e nos termos da lei, o patrimônio, os rendimentos e as atividades econômicas do contribuinte”.

Dessa forma, de acordo com o MPCE, a taxa não pode ser exigida em função de fato que não espelha corretamente a prestação do serviço ou potencialidade de sua utilização.

A Justiça ainda vai analisar se aceita ou não o pedido do Ministério Público.

Siga-nos no instagram @tvconexao33

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga