» » Seduc promove formação em segurança escolar

Siga-nos no instagram @tvconexao33

 

A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), promoveu neste sábado (15/4), no Teatro Cidade do Saber, um encontro com agentes de portaria e de vigilância patrimonial que atuam nas unidades de ensino, bem como monitores e motoristas do transporte escolar, para um momento de diálogo, reflexão e implementação de ações propositivas de cultura de paz nas escolas. Com palestras que versaram sobre rede social, saúde mental, protocolo de segurança escolar, entre outras temáticas relevantes no atual contexto social e histórico, o evento possibilitou um engajamento ainda mais efetivo desses profissionais nesse movimento em favor da escola.

 

A secretária Neurilene Martins, ao dar boas-vindas ao público-alvo da ação, ressaltou a importância dessa mobilização coletiva em prol da escola. “Estamos com vocês e seguiremos juntos, fazendo uso das inteligências científica, colaborativa, emocional e ética, para garantir que a escola continue sendo o melhor lugar para crescer, se desenvolver e ser feliz”, pontuou.

A primeira palestra foi conduzida pelas psicólogas Sidnéia Xavier e Joana Gomes, quando estabeleceram uma roda de conversa com a plateia, norteada pelo tema Novos Tempos de Rede Social e Relação Social Pós-pandemia, o que incluiu informações sobre como reconhecer fatores de risco e a importância de dedicar atenção à saúde psicológica. “A Seduc tem uma atitude muito assertiva quando reúne esses profissionais que fazem parte do cotidiano dos estudantes para orientá-los e, assim, potencializar a proteção e o cuidado que é ofertado aos alunos da rede”, afirmou Sidnéia Xavier.

Representando a Polícia Militar, o Tenente Nobre também integrou a lista de palestrantes, trazendo informações sobre o trabalho desenvolvido pela corporação que tem impacto direto na segurança da comunidade escolar. “Além de trazer informações sobre a intensificação da Ronda Escolar, tem novidades que vamos compartilhar, a exemplo da instituição, pelo nosso comando regional, do Projeto de Vigilância Participativa Escolar na RMS, iniciativa que tem tudo a ver com este público para o qual estamos falando hoje”, revelou.

Já o presidente do Conselho Municipal de Educação, Juipurema Sandes, apresentou um panorama dos regramentos estabelecidos na legislação brasileira, com ênfase nas leis que regem a proteção da criança e do adolescente. “A partir dessa exposição, também falamos sobre o Protocolo de Segurança Escolar de Camaçari”, explicou.

Joelmir Lima, porteiro da Escola Municipal Luís Pereira Costa, aprovou a ação. "Como participantes desse universo de ensino, é importante estarmos aqui sendo orientados. É uma iniciativa que nos agrada e nos incentiva a acolher e proteger cada vez mais os alunos".

Participaram do evento, além da secretária da Educação e dos palestrantes supracitados, o subsecretário da Educação, Francisco Lima Junior; o diretor de Planejamento e Gestão da Seduc, Marcio Vila Flor; o coordenador de Vigilância da Seduc, Adelmo Soares; representações da Diretoria Pedagógica e das forças policiais do município, entre outros.

Foto: Adeilson Carvalho

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga