» » » » UPA Pediátrica realizou 224 atendimentos na última segunda - feira

Siga-nos no instagram @tvconexao33

 

A Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari informa que na última segunda-feira (10/4) a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pediátrica realizou 224 atendimentos. De acordo com a pasta, a média de atendimentos nos últimos meses tem sido de 160 acolhimentos por dia. Para dar o suporte necessário, a unidade dispõe de três pediatras plantonistas durante o dia e dois à noite.


Com base no quadro dos casos que chegam até a UPA Pediátrica, a Sesau explica que cerca de 40% dos atendimentos podem ser realizados nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A secretaria salienta ainda, que nessa época do ano, sempre aumenta no Brasil, especialmente em Camaçari, o número de crianças com viroses ou síndromes respiratórias, a exemplo do vírus sincicial respiratório (VSR), que esteve presente em 30% dos casos de doenças respiratórias registradas no Brasil nos primeiros três meses de 2023.

Esses pacientes podem e devem ser atendidos nas USFs e UBSs para o primeiro atendimento. E, havendo necessidade, o profissional médico da unidade encaminhará ou não o paciente para a UPA Pediátrica. A pasta também explica que a ordem de atendimento é com base na gravidade de cada paciente, seguindo o Protocolo Internacional de Manchester, conforme exige o Ministério da Saúde. É um sistema de classificação de risco que auxilia na organização da ordem de atendimentos.

Cores determinam a gravidade do caso do paciente e o tempo máximo de espera para o atendimento. 

- Vermelho (emergência): o paciente é atendido imediatamente, sem espera;

- Amarelo (urgente): não é considerado emergência. Tempo de espera: até 60 minutos;

- Verde (pouco urgente): caso pouco grave. Tempo máximo de espera: 120 minutos;

- Azul (não urgente): caso mais simples, espera de até 240 minutos para ser atendido ou transferido para outro serviço de saúde.

Foto: Arquivo


 

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga