» » Ginecologista apresenta opções eficazes de tratamento para a menopausa

Siga-nos no instagram @tvconexao33

 A menopausa é uma fase natural da vida da mulher que pode causar sintomas desconfortáveis, como ondas de calor, insônia e mudanças de humor. No entanto, com avanços de tratamentos médicos, há várias opções de tratamento disponíveis para aliviar essas manifestações.

De acordo com um estudo recente, publicado na revista científica "Menopause", a terapia hormonal continua sendo a forma mais eficaz de tratar os sintomas da menopausa. No entanto, segundo a ginecologista Milena Pessoa, a terapia pode em casos específicos aumentar o risco de doenças cardiovasculares, coágulos sanguíneos e até câncer de mama. Por isso, é importante que as mulheres discutam os riscos e benefícios da terapia hormonal com seus médicos.

A médica lembra que, além da terapia hormonal, existem outras alternativas para aliviar os sintomas da menopausa. Os inibidores seletivos da recaptação de serotonina, originalmente usados para tratar a depressão, também são eficazes para reduzir as ondas de calor. A terapia cognitivo-comportamental também pode ser útil para lidar com os sintomas emocionais, como ansiedade e depressão.

Outra opção que ganha notoriedade entre as mulheres é a terapia com hormônios bioidênticos. Esses hormônios são idênticos aos produzidos pelo corpo humano e podem ser prescritos de forma personalizada para cada paciente. No entanto, ainda há pouca pesquisa sobre a segurança e eficácia dessa abordagem.

Uma abordagem mais holística que vem ganhando popularidade nos últimos anos é a medicina integrativa, que combina tratamentos médicos convencionais com terapias complementares, como acupuntura, meditação e massagem. Embora os resultados da medicina integrativa sejam mistos, muitas mulheres relatam benefícios significativos para o seu bem-estar geral.

“Existem várias opções de tratamento para aliviar os sintomas da menopausa, no entanto, é imprescindível que as mulheres avaliem essas opções e escolham a mais adequada para suas necessidades individuais”, finaliza Milena Pessoa.

 

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga