» » Maio Roxo alerta para as doenças inflamatórias intestinais

Cerca de 10 milhões de pessoas no mundo vivem com Doença Inflamatória Intestinal (DII). A doença está em ascensão e afeta, principalmente, jovens em idade ativa

A campanha Maio Roxo chama atenção para as Doenças Inflamatórias Intestinais, ou DIIs, que são doenças crônicas que acometem o trato gastrointestinal, da boca ao ânus, e que afetam muito a qualidade de vida dos pacientes. Cada vez mais frequentes devido ao estilo de vida moderno, as principais doenças inflamatórias intestinais são a Retocolite Ulcerativa e Doença de Crohn.


A Doença de Crohn pode afetar qualquer parte do sistema gastrointestinal, desde a boca até o ânus. Já a Retocolite Ulcerativa afeta apenas o cólon e o reto. “Ambas apresentam sintomas como diarreia persistente (que dura mais de 30 dias) ou quadros diarreicos frequentes e intermitentes ao longo de meses; dor abdominal; muco (tipo catarro) ou sangramento nas fezes; perda de peso e abscessos e fístulas na região anal”, explica a coloproctologista do Itaigara Memorial Gastro-Hepato Endoscopia, Dra. Lina Codes. Em alguns casos, o paciente pode desenvolver complicações que necessitem de intervenção cirúrgica. Por isso, o diagnóstico precoce e o tratamento individualizado são fundamentais.


Alguns fatores de risco que podem aumentar a probabilidade de desenvolvimento dessas doenças, como histórico familiar, tabagismo, uso prolongado de medicamentos anti-inflamatórios e consumo excessivo de álcool. “As doenças inflamatórias intestinais não têm cura, mas o tratamento adequado permite o controle do processo inflamatório e dos sintomas, bem como a prevenção de complicações”, ressalta a gastroenterologista do Itaigara Memorial Gastro-Hepato Endoscopia, Dra. Flora Fortes


O Itaigara Memorial Gastro-Hepato Endoscopia conta com o serviço da Clínica do Intestino com uma equipe multidisciplinar para atender aos pacientes com Doenças Inflamatórias Intestinais. A equipe é composta por coloproctologistas, gastroenterologistas, psicóloga, dermatologista, oftalmologista e nutricionista. O Itaigara Memorial Clínica do Intestino oferece tratamento completo ao paciente, incluindo consultas especializadas, avaliação nutricional e psicológica, além do tratamento clínico e exames complementares como Endoscopia Digestiva Alta, Video Cápsula Endoscópica e Colonoscopia.

 

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga