» » O que você precisa saber sobre o dente do siso

Siga-nos no instagram @tvconexao33

Os sisos, ou terceiros molares, são os últimos dentes permanentes a se formarem na boca, sendo que costumam despertar muitas dúvidas.

“Eles também são conhecidos como dentes do juízo, por aparecerem durante a transição da adolescência para a vida adulta”, diz o Cirurgião Dentista Fábio Azevedo, Especialista em Implantodontia e Consultor de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) da S.I.N. Implant System. “Os sisos ficam localizados no fundo da boca mas, em alguns casos, não existe espaço o bastante para que eles se desenvolvam plenamente. Com isso, além de surgirem dores na região, o alinhamento do restante da arcada dentária também fica prejudicado”, explica.

Conforme explica o especialista, os dentes do siso costumam nascer de forma progressiva, a partir dos 16 anos. “Na erupção de um dente do siso, justamente por ele romper a estrutura da gengiva, é comum que a pessoa fique mais propensa à infecções”, afirma o Dr. Azevedo. “Além disso, caso não exista higiene e espaço adequado, o paciente pode sentir dor; por isso, diante de qualquer sinal de incômodo, o dentista deve ser procurado, para avaliar a situação”, conclui.

Atualmente, com a evolução do homem, muitas pessoas nascem sem esses dentes. Isso porque, antigamente, era preciso um reforço extra na trituração, em virtude dos alimentos serem mais duros e difíceis de serem mastigados. Com trabalho redobrado, a perda de dentes era ainda mais recorrente do que é hoje. “O siso, deste ponto de vista, representava uma maneira do organismo aumentar a capacidade mastigatória para a vida adulta. Porém, com a mudança dos hábitos alimentares e o desenvolvimento da Odontologia, eles já não são tão necessários”, afirma o dentista.

Justamente por não serem mais tão primordiais, nos dias de hoje, quando apresentam problemas, os dentes do siso devem ser extraídos, até mesmo antes da sua erupção completa.

“O processo de extração é simples e rápido, sendo possível até mesmo a retirada de todos os quatro sisos de uma só  vez”, relata o dentista. “A fase ideal para o procedimento é geralmente entre os 16 e 21 anos, quando esses dentes ainda não estão inteiramente desenvolvidos, o que facilita a cirurgia e diminui seus impactos.  Mas vale lembrar que eles podem ser retirados em qualquer momento da vida, caso necessário”, ressalta Dr. Azevedo.

Sobre a S.I.N. Implant System: referência mundial em produtos para implantes dentários, a S.I.N Implant System tem DNA brasileiro e está no mercado desde 2003. Hoje, seu parque fabril de última geração entrega mais de 5 milhões de produtos acabados todos os anos, com presença em 22 países. Com uma trajetória de conquistas apoiada nos princípios da simplicidade, inovação e nanotecnologia, a S.I.N. Implant System oferece as melhores linhas de implantes dentários do mundo, além de componentes protéticos. A empresa tem como visão oferecer o que há de melhor e mais seguro na área de implantodontia, utilizando, para isso, tecnologia de ponta e equipamentos de última geração, que passam por rigoroso controle de processos. A excelência em qualidade de seus produtos é garantida e comprovada por meio de certificações nacionais e internacionais. O sonho de restaurar sorrisos, iniciado com a Sra. Neide e o Dr. Ariel Lenharo, continua vivo. Em tempo: Ariel Lenharo foi o primeiro doutor em implantodontia do Estado de São Paulo, tendo também realizado sua pós-graduação nos Estados Unidos, no Pankey Institute. A Sra. Neide e o Dr. Lenharo estiveram à frente da companhia até 2009, quando o controle acionário da S.I.N passou para o fundo de investimentos Southern Cross Group, equity firm líder e mais antigo dedicado ao mercado latino-americano, com mais de U$ 2,8 bilhões investidos em 38 empresas em todo o continente. Mais informações em www.sinimplantsystem.com.br.

 

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga