» » » Ocorrências provocadas pelas chuvas em Camaçari deixam pastas em situação de alerta

Siga-nos no instagram @tvconexao33


As ocorrências provocadas pelas chuvas, que caíram na sede e costa do município nos últimos dias, sobretudo, neste sábado e domingo (6 e 7/5), colocaram a Prefeitura de Camaçari, por meio da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Camaçari (COMPDEC), e das secretarias da Infraestrutura (Seinfra) e do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), em alerta. 

 

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Camaçari, Ivanaldo Soares, no sábado, a chuva foi mais intensa na orla da cidade. Enquanto que neste domingo, aconteceu em maior quantidade na sede do município. Conforme balanço das ocorrências registradas, o órgão pontuou que, dentre os episódios, o mais recorrente foi de alagamento, identificado em nove pontos da cidade. Ainda por conta da chuva, estavam entre os acionamentos lançados no sistema da coordenadoria, um acidente com veículo pesado e a solicitação de lona plástica para cobrir uma casa que teve o telhado danificado.  

De acordo com o levantamento da COMPDEC, na sede, os bairros mais atingidos foram: Gleba B (Rua do Atleta), Ficam (Rua Menal), Gravatá (Rua da Manhã), Ponto Certo (Condomínio Bougainville), Novo Horizonte (Rua Campinas), Jardim Brasília (Rua Pardal), além da Rua Principal do Jardim Limoeiro, Phoc I e Piaçaveira. Já na orla do município, as localidades de Arembepe e Vila de Abrantes também foram afetadas.

Ivanaldo Soares comentou sobre a intensificação dos trabalhos preventivos realizados constantemente de forma integrada, a fim de evitar perigos para a população, principalmente para os moradores que residem nas proximidades de rios e córregos, e citou as medidas que foram tomadas pela prefeitura, que contribuem com a redução das ocorrências de acúmulo de água em regiões onde havia alta incidência, e pontuou, “periodicamente a Seinfra faz limpezas preventivas de canais e desobstrução de bocas de lobo, o que colabora para uma melhor fluidez das águas da chuva”, destacou.

O controle das ocorrências em decorrência da cheia do Rio Camaçari, nas imediações do bairro Jardim Brasília, foi  pontuada pelo morador Marcos, 38 anos, que há 16 anos reside no local. Ele falou do sentimento de segurança e confiança que as ações desenvolvidas pela prefeitura, sobretudo, o planejamento e a estrutura nas obras do rio, trazem para ele e sua família em momentos como esse de fortes chuvas. “Agora, ficamos despreocupados. Podemos dormir e acordar em paz mesmo com a cheia do rio, por conta do volume de chuva, que rapidamente baixa trazendo tranquilidade para nós".

A titular da Sedes, Reni Oliveira, acompanhou de perto os chamados da população à Defesa Civil. A secretária informou que caso a caso está sendo visitado pelas pastas a fim de minimizar a situação dos moradores. Dentre eles, um de alagamento, no sábado, na Rua Sotero Gomes, em Vila de Abrantes, onde uma idosa cadeirante ficou ilhada dentro de casa e teve pertences perdidos em decorrência da residência ter sido invadida pela água da chuva. “A equipe do social está dando a assistência necessária a esta senhora, que foi encaminhada de imediato a um hotel da região, e, nesta segunda-feira (8/5), será conduzida ao auxílio aluguel”, falou a gestora ao ressaltar que Camaçari está atenta aos chamados da população.

A Defesa Civil de Camaçari está nas ruas atendendo aos chamados da população. Em situações de emergência, o munícipe deve acionar o órgão através do telefone 199. As pessoas podem ligar ainda para os números fixos (71) 3622-7799,  3622-7755 ou ainda para o celular (71) 99981-3641. O atendimento funciona em regime de plantão, 24 horas por dia.

Ainda acompanharam as visitas realizadas na cidade neste domingo, o diretor de Manutenção e Drenagem (DMD) da Seinfra, Edgar Gonzaga, e o presidente da Câmara de Vereadores, Flávio Matos.

Foto: Jean Victor

 

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga