» » » Servidores da Secult participam do curso básico de Libras


Com muita música, os servidores da Secretaria da Cultura (Secult) deram início, na manhã desta segunda-feira (8/5), às aulas do Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras), na Cidade do Saber. A iniciativa é realizada pelo Grupo de Trabalho Coordenador (GTC), da 7ª edição do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC), vinculado à Secretaria de Relações Institucionais (Serin).

De acordo com o GTC, o curso foi adaptado com o direcionamento para os servidores da Secult, com atividades envolvendo teatro, música, vocabulário específico para a área, sem deixar de trabalhar com a parte teórica e a gramática. “A Cidade do Saber é um lugar de construção, é um lugar de transformação de vidas, e nós vamos utilizar também Libras para que as pessoas sejam tocadas e aqui haja transformação na vida dos surdos”, disse a tradutora e intérprete de Libras, Kleide Moraes, que está ministrando o curso.

Para a servidora da pasta, Janaína Nascimento, que trabalha no Museu de Camassary, o curso vai ajudar muito no acolhimento aos cidadãos. “Conhecimento sempre é importante, e toda vez que a gente aprende coisa nova, principalmente para poder abraçar melhor a diversidade de público que a gente tem, tanto na Secult quanto no museu, é sempre bom para atender melhor a população”, falou.

Iniciando o curso de libras, Ednalva Costa, que realiza atividades como recreadora brincante na secretaria, ressaltou a importância da iniciativa para atender as pessoas com qualidade. “O curso vai ajudar muito na questão da inclusão social, porque a gente precisa ter uma comunicação melhor com as pessoas, independente de qualquer situação”.

O curso básico de Libras para servidores municipais e entidades parceiras está em conformidade com o ordenamento do sistema de garantias de direitos da criança e do adolescente, vítima ou testemunha de violência, estabelecido na Lei n.º 13.431, popularmente conhecida como Lei da Escuta Especializada ou Lei da Escuta Protegida, de 4 de abril de 2017. Com mais uma capacitação, espera-se ampliar a acessibilidade linguística dos cidadãos surdos e de pessoas com deficiência auditiva nos serviços públicos e de outras esferas da sociedade.

A formação promove a alfabetização na linguagem da pessoa surda e o conteúdo é trabalhado em 60 horas/aulas para 45 servidores, sempre às segundas-feiras, das 8h às 17h, com encerramento no dia 12 de junho.

Foto: Josué Silva

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga