» » Setor de Bancos e Cartões foi prioridade para consumidores inadimplentes que regularizaram dívidas em janeiro, revela Serasa Experian

Siga-nos no instagram @tvconexao33


No dado geral, que considera todos os segmentos das dívidas, o percentual de pagamentos em até 60 dias após a negativação em janeiro foi de 63,5%. Em comparação com o mesmo mês de 2022 é possível observar um aumento, já que no período o índice marcava 49,8%. Veja no gráfico a seguir a movimentação mensal: 



Dívidas com valor acima de R$ 10 mil têm o maior percentual de pagamento

 

Em janeiro, as dívidas negativas mais quitadas por consumidores inadimplentes tinham valor acima de R$ 10 mil. O economista da Serasa Experian explica que, apesar dos débitos mais baratos serem pagos com mais facilidade, as contas mais caras, geralmente, dizem respeito a financiamentos de casa e imóveis. Dessa forma, para não perder o bem, as pessoas tendem a honrar mais com esse tipo de compromisso. Confira abaixo os demais percentuais de acordo com o valor da dívida:

 


Na análise por região, ainda em janeiro, o Centro-Oeste teve a melhor taxa de recuperação, com 66,9% das dívidas negativadas ressarcidas. Em sequência estava o Sul (63,6%), seguido pelo Nordeste (63,2%), Sudeste (63,0%) e Norte (62,8%). Confira os dados por Unidade Federativa (UF) no gráfico a seguir:

 




Metodologia

 

O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian considera o número de dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico. A medida de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros deste indicador foi selecionada por refletir a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança, mas esse tempo pode variar de acordo com cada credor. Além disso, a série histórica do índice ainda é curta, com dados retroativos desde 2017, dessa forma, não é possível afirmar períodos de sazonalidade, uma vez que seria necessário contar com no mínimo 05 anos de observação para fazer essa análise.

 

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui!

 


Você também lê esta notícia no site:

https://www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa/


Serasa Experian


A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas, nas quais são embarcadas as informações do maior bureau de crédito do país, que também inclui os dados do Cadastro Positivo. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.


Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br


Experian


A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

 

Empregamos cerca de 21.700 pessoas em 30 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.


Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.

Setor de Bancos e Cartões foi prioridade para consumidores inadimplentes que regularizaram dívidas em janeiro, revela Serasa Experian


7 em cada 10 contas negativadas do segmento foram quitadas em até 60 dias após a negativação; “Utilities” ficaram em segundo lugar 

São Paulo 08 de maio de 2023 – Dados do Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian revelaram que, em janeiro, 73,1% das dívidas do setor de Bancos e Cartões foram pagas por consumidores inadimplentes em até 60 dias após a negativação. De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, “o alto percentual do segmento demonstra como os consumidores valorizam a utilização das linhas de crédito. Embora a demanda pelo recurso financeiro passe por um período de desaceleração, as pessoas ainda priorizam limpar seus nomes com os credores para seguir tendo acesso a eles”. 

 

O segmento de Utilities, que engloba contas de luz, água e gás, ficou em segundo lugar, com 68,5% dos débitos liquidados. “Esse fato reforça o modelo de quitação por prioridade, já que a população precisa consumir cotidianamente tais serviços básicos”, explica Rabi. Confira no gráfico abaixo dados completos sobre a evolução de quitação por setor:


 

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga