» » Uso inteligente do cartão de crédito: pagamento das contas do dia a dia no crédito podem gerar vantagens para o consumidor

Siga-nos no instagram @tvconexao33


Especialista ensina como gerenciar corretamente os pontos e usufruir dos benefícios


Você usa o seu cartão de crédito exclusivamente para compras? Já ouviu falar sobre a possibilidade de pagar contas com ele? Utilizou ou sabe como funcionam os programas de pontos relacionados aos cartões? Embora ainda seja um assunto desconhecido para milhares de pessoas, o uso inteligente do cartão de crédito já é realidade para muitos brasileiros, que veem no pequeno dispositivo plástico uma oportunidade de gerar vantagens e obter inúmeros ganhos financeiros.

O cartão de crédito é um instrumento de pagamento amplamente utilizado no Brasil. Um levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), apontou que no país foram movimentados R$3,31 trilhões no cartão em 2022, uma alta de 24,6% em relação ao ano anterior

Já o Serasa eCred informou que 29% dos brasileiros têm cinco ou mais cartões de crédito, enquanto 18% afirmam ter quatro cartões. A parcela de pessoas que têm três cartões corresponde a 23%, ao passo que 21% têm dois. Apenas 9% sustentam sua vida financeira com apenas um cartão de crédito.

Apesar de ser muito utilizado, os verdadeiros benefícios do cartão de crédito ainda são mal compreendidos por considerável parcela da população. Enquanto muitos consumidores não sabem como usá-lo de forma inteligente e acabam se endividando, outros não aproveitam ao máximo as vantagens oferecidas por ele através dos programas de fidelidade, entre elas a troca por pontos, milhas e cashback.

Os cartões oferecem inúmeros benefícios para nós, consumidores. Todos nós podemos acumular pontos com o próprio custo de vida, fazendo as mesmas coisas que já faz. Pontos e milhas valem dinheiro, podendo ser utilizados para excelentes viagens a custo zero! Assim como podem ser uma ótima fonte de renda para qualquer pessoa, pois podem ser comercializados e transformados em dinheiro”, explica o especialista em gerenciamento de pontos no cartão de crédito e influenciador digital, Diego Oliveira.

Cartão de crédito: mais do que pagar contas 

Quando utilizado de forma inteligente, o cartão de crédito pode trazer grandes vantagens para o consumidor, incluindo a possibilidade de obter ganhos financeiros. Um dos seus principais benefícios é a possibilidade de acumular pontos ou milhas, que podem ser convertidos em crédito, descontos ou em outras vantagens.

Para isso, é importante escolher um cartão que ofereça um programa de recompensas atraente, que permita acumular os pontos ou milhas de forma mais eficiente. 

Vale ressaltar que essas não são as únicas formas de utilizar o cartão de crédito de maneira inteligente. A possibilidade de pagar contas de consumo diário no cartão, além de possibilitar um maior controle - e visão - sobre os gastos mensais, contribui para um melhor monitoramento do orçamento.

Para o especialista e influenciador Diego Oliveira, que hoje possui mais de 140 mil seguidores no Instagram, é vantajoso - e muito interessante - saber gerenciar os pontos do cartão de crédito:

Todos nós possuímos várias contas a pagar mensalmente, como luz, água, internet, celular, financiamentos em geral, gastos com educação, entre outros. Algumas empresas já permitem o pagamento desses boletos através do cartão de crédito, sem taxas, e isso, através de um gerenciamento inteligente e um método eficaz, vai gerar para o consumidor ganhos financeiros e vantagens”, afirma. 

Segundo o especialista, o ideal é verificar com cada uma das empresas responsáveis se existe essa possibilidade de pagamento ou não:

Se houver essa forma, ótimo! Ao usar o cartão, ocorre o acúmulo de pontos, milhas ou cashback, o que gera benefícios”, explica. 

Especialista em gerenciamento de pontos no cartão de crédito, Diego Oliveira,

afirma que são inúmeras as vantagens para o consumidor

que utiliza esse instrumento financeiro para pagamento de contas 

O especialista destaca, ainda, um outro benefício:

Ao pagar através do cartão de crédito, temos um prazo a mais para o pagamento, que virá somente na data de vencimento da fatura. Nesse lapso temporal é possível investir o dinheiro (que seria utilizado para o pagamento das contas) em alguma aplicação segura, rendendo e se multiplicando”, ensina.

Cadastro em programas de fidelidade tem alta

Uma forma de usufruir das vantagens do uso inteligente do cartão de crédito é se cadastrar em programas de fidelidade, que oferecem diversos benefícios, entre eles acumular pontos ou milhas, que podem ser trocados por produtos, serviços ou passagens aéreas, por exemplo, e uma série de vantagens adicionais, como descontos em parceiros e acesso a promoções exclusivas. 

Muitos programas contam, ainda, com diferentes níveis de adesão, com benefícios cada vez mais vantajosos para os participantes.

As empresas que oferecem esses programas também se beneficiam, pois eles incentivam os consumidores a comprarem mais e a se manterem fiéis à marca. Além disso, os programas de fidelidade também permitem que as empresas tenham acesso a dados valiosos sobre seus consumidores, como hábitos de consumo e preferências.

Segundo os últimos dados divulgados pela Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf), que reúne os programas de milhas e pontos, houve um aumento de 8,4% nos cadastros em programas de fidelidade em 12 meses, o que representa mais de 189 milhões de cadastros.

Fonte: Ambef

Esse aumento pode ser atribuído a diversos fatores, como a popularização dos cartões de crédito, a ampliação das opções de programas de fidelidade oferecidos pelas empresas e a crescente busca dos consumidores por benefícios e vantagens.

Embora seja um dado importante, o número é considerado baixo tendo em vista a quantidade de brasileiros que poderiam ter acesso e usufruir das vantagens adquiridas em pontuações no cartão de crédito. 

Um outro levantamento da mesma entidade indicou que o número de pontos expirados, que não foram resgatados, por terem sido perdidos ou porque simplesmente venceram (a chamada taxa de breakage) representou 15,8% do total

Fonte: Ambef

O especialista no gerenciamento de pontos no cartão de crédito, Diego Oliveira, afirma que muitas pessoas perdem dinheiro por não saber usar e gerenciar os pontos:

Infelizmente, a consequência disso são pontos jogados no lixo pela simples falta de conhecimento, pois eles possuem prazo de validade e expiram quando não são utilizados pelo consumidor”, conta.

Diego Oliveira ainda afirma que quem possui conhecimento sobre pontos e sabe fazer o gerenciamento correto consegue trocá-los por passagens aéreas gratuitas ou a baixíssimo custo (através da emissão realizada em programas de companhias aéreas) ou por dinheiro, através da venda das milhas dos programas de fidelidade das companhias. 

Até mesmo quem não possui amplo conhecimento sobre os pontos poderia ter trocado por produtos para casa, como eletrodomésticos, eletroeletrônicos ou itens de decoração - o que já não seria tão vantajoso assim, pois a melhor utilização é para a emissão de passagens ou a comercialização das milhas, transformando-as em dinheiro.”, ensina.

O levantamento da Ambef apontou, ainda, que 31% do público que se utiliza dos programas de fidelidade são homens entre 26 e 40 anos e 33% são mulheres, de 41 a 60 anos.

Fonte: Ambef

Os programas de fidelidade também podem ter um impacto positivo na economia do país. Com o aumento do cadastro de brasileiros, mais consumidores passam a utilizar o cartão de crédito como forma de pagamento, o que gera mais receita para as empresas e para o setor financeiro como um todo. Além disso, o acúmulo de pontos ou milhas também pode incentivar os consumidores a realizar viagens nacionais ou internacionais, movimentando o setor de turismo.

Uso inteligente do cartão: estratégias práticas e comprovadas

Segundo o especialista no gerenciamento de pontos no cartão de crédito, Diego Oliveira, infelizmente ainda é muito baixo o percentual de pessoas que têm conhecimento sobre como o uso inteligente do cartão de crédito, com o pagamento das contas do dia a dia, por exemplo, pode gerar vantagens e, inclusive, contribuir como renda extra. 

Com o objetivo de auxiliar quem busca gerenciar da melhor maneira o cartão de crédito, tendo-o como um aliado no orçamento, Diego Oliveira desenvolveu um método e oferece curso e mentoria sobre o assunto, com suporte em tempo real. 

Qualquer pessoa, de qualquer idade e gênero, pode aprender a gerenciar os pontos no cartão. O único item necessário é ter o limite disponível em um cartão de crédito. A partir disso, com conhecimento, é possível acumular pontos e se beneficiar através do gerenciamento correto”, garante. 

Ele explica que desenvolveu um método próprio, que já ajudou mais de 5 mil alunos, através do curso chamado “Sua Nova Renda”:

Inicialmente eu falo sobre a mentalidade necessária para que seja possível alcançar os resultados. Em seguida, apresento as melhores e principais formas de acumular pontos e milhas, tanto utilizando o custo de vida quanto falando sobre oportunidade de compra de pontos/milhas a baixo custo”, diz. 

Os programas de fidelidade dos bancos e cias aéreas existentes, como transferir pontos e vender milhas, cuidados com fake news e promoções enganosas são outros temas abordados por ele. 

Moradora em São José do Vale do Rio Preto, no Rio de Janeiro, Vanessa Vieira, de 30 anos, sabe quão difícil é muitas vezes conseguir manter as contas em dia e o quanto uma renda extra pode contribuir:

Essa renda veio na hora certa pois eu, como mãe de uma criança pequena de 3 anos na época, não podia trabalhar fora em tempo integral o que me deixava limitada nos meus planos e objetivos de vida”, conta. 

Em busca de crescimento financeiro, ela ficou sabendo sobre as vantagens do uso inteligente do cartão de crédito, em especial como os pontos e milhas podem contribuir para a renda financeira, e investiu no assunto:

Hoje, eu acumulo pontos com meu custo de vida como, por exemplo, alimentação, contas de consumo, compras de eletrodomésticos, eletrônicos, móveis, roupas, brinquedos e praticamente tudo que vou comprar, além de outros serviços e também nas promoções de compra e venda de pontos. Tenho muito mais organização financeira”, diz. 

A confeiteira Milena Santos, de São Paulo, capital, de 45 anos, também viu sua situação mudar após compreender como poderia usar o cartão de crédito a seu favor:

No final de 2021, com o aumento dos preços e prevendo uma queda no meu trabalho, fui atrás de renda extra. Nunca imaginei o tanto de benefícios que deixamos de usar, pela falta de conhecimento”, afirma. 

Fiz um diagnóstico da minha vida financeira, verifiquei todos os meus gastos e de que forma poderia potencializá-los com o ganho de pontos com os parceiros e cartão. No começo deu trabalho, mas hoje consciente dos meus hábitos de consumo, já sei onde obter os melhores retornos. Consegui reorganizar a minha vida financeira e da minha família. E, pela primeira vez, consigo ganhar dinheiro do banco com o crédito que me deram. Consegui fazer investimentos, o que ainda potencializou os meus ganhos. O conhecimento é libertador”, comemora. 

5 Dicas de como fazer uso inteligente do cartão de crédito

Segundo o especialista e influenciador Diego Oliveira, o cartão de crédito deve ser utilizado para todos os gastos, ele comenta algumas dicas sobre como fazer um bom uso dos pontos acumulados no cartão. Confira:

  • Usar o cartão de crédito para todos os gastos: o especialista orienta que o consumidor priorize o uso do crédito ao comprar qualquer coisa, já que a medida permite acumular pontos ou milhas aéreas. “Além disso, você ganha o benefício do prazo, pois o pagamento virá somente com a data de vencimento da fatura. Enquanto isso, o dinheiro que seria utilizado para o débito pode ficar em alguma aplicação segura, rendendo.”,
  • Utilizar promoções de grandes acúmulos de pontos para compras de itens: segundo Diego Oliveira, existem promoções que oferecem muitos pontos por real gasto, onde é possível comprar praticamente tudo de uma rotina, como itens básicos de beleza, higiene, eletrodomésticos, eletrônicos, alguns alimentos, roupas, calçados. “Uma única compra pode significar um acúmulo tão grande a ponto de se tornar uma viagem internacional gratuita ou uma boa renda extra (caso opte por vendê-los)”, diz.
  • Aproveitar boas oportunidades de compra de pontos ou milhas: existem campanhas onde os programas de fidelidade bancários oferecem oportunidades de compra de pontos com 50% de desconto ou até mais. “Quando você adquire pontos a baixo custo, pode fazer um excelente uso, ao transformá-los em milhas posteriormente. E se for comprar milhas diretamente de algumas cias aéreas, temos campanhas que chegam a 80% de desconto, que são excelentes oportunidades de compra”,
  • Trocar pontos por milhas em promoções de transferências com bônus: de acordo com Diego Oliveira, o ideal é evitar transferências sem nenhuma bonificação. “Precisamos transformar os pontos do cartão em milhas aéreas para podermos tirar o melhor proveito dele. Sempre busque aproveitar a multiplicação de pontos através de promoções de transferências”,
  • Faça o melhor uso dos seus pontos e milhas: “Para encerrar, sempre priorize fazer um bom uso dos pontos e milhas acumulados, e isso significa utilizá-los para resgatar passagens gratuitas ou a baixíssimo custo; assim como, caso queira, pode também vendê-los e obter um ganho financeiro com isso,” finaliza Diego Oliveira.

 

Sobre Diego Oliveira

Diego Oliveira é especialista no gerenciamento de pontos no cartão de crédito e influenciador digital. Atua no mercado há 6 anos, se dedicando a ensinar pessoas comuns a gerarem renda através de conhecimento sobre o mercado de pontos e milhas. 

Com mais de 170 mil seguidores no Instagram e 31,4 mil inscritos em seu canal no YouTube, ele compartilha o método que o permitiu ter uma nova fonte de receita utilizando o seu cartão de crédito e seus gastos do dia a dia. Seu maior objetivo é ajudar outras pessoas a terem o mesmo resultado.

Atualmente, possui mais de 5.000 alunos em seu curso “Sua Nova Renda”.

 

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga