Siga-nos no instagram @tvconexao33
Promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA), a votação aconteceu em 13 pontos distribuídos pela cidade e foi realizada das 8h às 17h. No total, 21 candidatos estavam aptos para ocuparem as cadeiras e disputaram o pleito, sendo 11 da sede e dez da costa. Destes, serão eleitos cinco titulares e o mesmo número de suplentes, que irão exercer as funções durante o quadriênio 2024-2027.
A presidente do CMDCA de Camaçari, Baja Carvalho, falou sobre a relevância do pleito. “Os conselheiros tutelares têm uma importância muito grande dentro da rede de proteção da criança e do adolescente e, na minha avaliação, do ponto de vista do exercício da cidadania, a eleição se configura como um momento muito positivo. E o melhor disso tudo é as pessoas terem essa dimensão e fazerem questão de participar desse momento”, destacou.
A eleição contou com o apoio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes). A titular da pasta, Reni Oliveira, compareceu em alguns locais de votação e falou sobre a participação da gestão durante o processo. "Nós oferecemos suporte na estrutura de toda a logística da eleição e hoje estamos acompanhando para qualquer necessidade de suporte", disse.
Moradora do bairro Parque Satélite, Marisete Ribeiro, votou na Escola Municipal Helena Celestino Magalhães, localizada no bairro Gravatá, e contou que sempre fez questão de participar do processo. "O trabalho que o Conselho Tutelar faz é muito importante e é dever de todos nós zelar pelas nossas crianças e adolescentes. Por isso, estou aqui fazendo a minha parte", disse.
Comungando da mesma opinião, Karina Ramos, que votou no Colégio Municipal São Tomaz de Cantuária, situado no Centro, enfatizou que faz questão de votar nas eleições do Conselho Tutelar. "Eu sei o significado e a seriedade do trabalho desempenhado por esses profissionais na ajuda do cumprimento das leis, que defendem as nossas crianças e adolescentes, e essa é uma votação de grande valor para a nossa sociedade", falou.
As eleições dos membros dos conselhos tutelares foram unificadas e aconteceram em todo o Brasil e contou com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Em Camaçari, a votação foi realizada por meio de cédulas de papel. O resultado está previsto para ser divulgado por meio de edital que será publicado no Diário Oficial do Município (DOM) na terça-feira (3/10). A posse dos conselheiros eleitos está prevista para o dia 10 de janeiro de 2024.
Foto: Franklin Almeida