» » » » Série de lavagens da costa tem início em Barra do Pojuca nesta sexta (12)


Sexta-feira (12/1) é dia de render homenagens a São Francisco de Assis, santo padroeiro de Barra do Pojuca. A tradicional lavagem tem início às 9h, com a saída do cortejo religioso da entrada da localidade rumo à Igreja Matriz, na praça principal. Em seguida, às 12h, será dada a largada para a parte profana da festa, que será animada pela banda Swing do T10. Realizado pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Coordenação de Eventos, setor vinculado à Secretaria de Governo (Segov), o evento marca a abertura do ciclo de lavagens e festas populares do verão camaçariense.


Organizado pela Secretaria da Cultura (Secult), o cortejo será aberto pela Ala das Baianas. Também farão parte grupos, como a Associação Beneficente Mãe da Terra, Capoeira Ligeira, Ciranda Cia. de Dança, Centro Cultural Aurino Teixeira Pelé, Cultural Espermacete, Associação Cultural Berimbau Arte, Fatumbi Capoeira, Movimento Percussivo Beira de Rua, Guerreiras de Parafuso, Charanga Papagaio da Alegria, Associação de Capoeira Engenho, Charanga Popular da Fanfarra Popular de Parafuso (Fanpop) e a banda Som do Timbal.

Os festejos em Barra do Pojuca seguem no sábado e no domingo (13 e 14), encerrando na segunda (15), na Praia da Espera, em Itacimirim. Durante os quatro dias, o evento será animado com a apresentação de diversas atrações musicais, artísticas e culturais. Em termos de estrutura, a festa vai contar com um trio elétrico como palco, instalado no largo do Centro de Cultura de Barra do Pojuca, na Rua Filogônio Gomes de Oliveira.

Para garantir a hidratação dos participantes, durante a passagem do cortejo, a Coordenação de Eventos montou um esquema especial de distribuição gratuita de água mineral. A previsão do tempo, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é de possibilidade de chuva isolada em Camaçari no primeiro dia da festa, mas com tendência de alta nas temperaturas. A mínima prevista é de 23 graus Celsius (°C), e a máxima de 31 °C, com ventos fracos, e céu com muitas nuvens.

O evento conta com apoio da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) de Camaçari, das secretarias dos Serviços Públicos (Sesp), com a fiscalização e ordenamento do comércio ambulante, e da Saúde (Sesau), com o suporte de ambulâncias em locais estratégicos, e reforço da Polícia Militar (PM). Tudo isso para dar conta das cerca de 10 mil pessoas, entre moradores, turistas e visitantes, esperadas para os dias de festa.

Confira abaixo a grade completa da programação:

12/1 (sexta-feira)
12h - Swing do T10

13/1 (sábado)
19h – Pablo Vinícius
20h30 – Canindé
22h – Anna Catarina
0h – Robert Cigano

14/1 (domingo)
19h – Kaio e Kaique
20h30 – Marcos do Arrocha
22h – O Kannalha
0h – Dá um Click

15/1 (segunda)
Local - Itacimirim, na Praia da Espera
10h - Espermacete
12h - Andorinha

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga