» » Grupo italiano investe R$ 440 mi em construção de usinas eólicas na Bahia

O grupo Enel Green Power assinou nesta quinta-feira (28) com o governo do estado o investimento de R$ 440 milhões para construção de duas usinas eólicas na Bahia. O protocolo de intenções foi assinado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE), Jorge Hereda; pelo diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios da Enel, Márcio Trannin; e pelo chefe de gabinete da Secretaria de Infraestrutura, Ivan Barbosa.

 A empresa italiana foi vencedora do Leilão de Fontes Alternativas, realizado em 27 de maio de 2015, no qual foi leiloado o direito ao fornecimento de energia que será produzida pelos parques eólicos Cristalândia I e II, com capacidade instalada de 30 MW (15 turbinas) e 60 MW (30 turbinas), respectivamente. 

A previsão é de entrar em funcionamento em 2018. Os parques serão instalados em Brumado (37 aerogeradores), Dom Basílio (seis aerogeradores) e Rio de Contas (dois aerogeradores). As obras devem gerar 500 empregos diretos e dez postos de trabalho. "O setor de energia renovável na Bahia já tem 185 projetos comercializados nos leilões de energia realizados pela ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica.

 Quando somado o mercado livre, que são contratos privados de energia eólica, o número de empreendimentos chega a 230. E o grande diferencial baiano é justamente ter bons ventos e sol intenso onde a economia é mais pobre", explica Hereda. Atualmente o estado possui 46 projetos de usinas eólicas em operação.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga