1. Estipule quanto você irá gastar durante todo o feriado: Antes de sair de casa, faça as contas e estipule um valor para gastar durante as festas. Essa dica é boa não só para o Carnaval, mas para qualquer viagem que você for fazer. Se você não colocar uma meta para as despesas, aumentam as chances de se empolgar e acabar gastando mais do que deveria. Não se esqueça de que, quando você voltar, você terá os mesmos compromissos financeiros de sempre: supermercado, contas de casa, transporte, mensalidades. É importante organizar o orçamento para conseguir equilibrar a curtição do feriado com as obrigações do dia-a-dia.
2. Divida o orçamento por dia: Agora que você já sabe quanto pode gastar no feriado, divida esse valor pelo número de dias da viagem para ficar mais fácil de seguir o planejado. Lembre que nessa conta diária devem entrar todas as despesas que você terá: alimentação, bebida, transporte, festas, abadás e o que mais puder prever. Antes de dividir o orçamento por dia, separar uma parte do total (10% pode ser um valor bom) para imprevistos e deixá-la reservada.
3. Reúna os amigos antes de ir para as festas e blocos: Junte a galera, beba e se alimente em casa antes de cair na folia. Nessa época do ano, os preços das bebidas disparam, especialmente nos lugares onde as festas acontecem.
3. Reúna os amigos antes de ir para as festas e blocos: Junte a galera, beba e se alimente em casa antes de cair na folia. Nessa época do ano, os preços das bebidas disparam, especialmente nos lugares onde as festas acontecem.
4. Economize na alimentação: Usar bem o dinheiro é uma questão de definir prioridades. Se você é da folia, são grandes as chances de você querer beber bastante (sempre com responsabilidade e sem dirigir depois, hein?), por isso, uma boa pedida é economizar nas outras despesas que você terá. Para economizar no Carnaval na alimentação, a dica é cozinhar em casa em vez de jantar fora todos os dias. Tomar um café da manhã reforçado e levar lanches na mochila para não precisar gastar com comida ao longo do dia também é uma boa pedida.
5. Não use o carro: Na maioria dos casos, rachar um táxi com os amigos é bem mais econômico, principalmente quando for beber. Você ainda pode optar por ir de transporte público e já começar a curtir a folia no trajeto até lá, com todas as pessoas que estarão indo para o Carnaval.
6. Prefira blocos de rua a festas fechadas: Especialmente nas cidades grandes, os blocos de rua são um dos pontos altos do Carnaval. Se quiser economizar sem deixar de curtir a bagunça, vá a menos festas fechadas (em que você precisará pagar um valor alto na entrada e maior ainda nas bebidas) e vá correndo atrás do trio. É diversão certa!
7. Faça você mesmo sua fantasia: Em vez de gastar horrores comprando fantasias incríveis, mas com preços superinflacionados por conta da época, use e abuse da criatividade para fazer sua própria fantasia. Existem diversos sites com ideias boas e baratas de fantasia, usando peças de roupa que você mesmo tem em casa.