» »Unlabelled » BERNARD ATTAL MINISTRA OFICINA DE CINEMA NA CAIXA CULTURAL SALVADOR

Diretor de “A Coleção Invisível” ensinará gratuitamente como construir um filme

A CAIXA Cultural Salvador apresenta, entre os dias 20 e 22 de julho (quarta a sexta-feira), das 14h às 18h, oworkshop “A Construção de Um Filme”, ministrado pelo renomado diretor Bernard Attal. A oficina abordará todas as fases da realização cinematográfica, como redação de um roteiro, financiamento, produção e finalização de filmes.

workshop, idealizado pelo próprio Attal e executado pelo projeto Gente Arteira, da CAIXA Cultural, contemplará 20 participantes. Com inscrições gratuitas abertas a partir de sábado (17), os interessados podem se inscrever presencialmente, na recepção da própria CAIXA Cultural Salvador, localizada na Rua Carlos Gomes, 57, Centro.

O critério de seleção será o da ordem dos inscritos e a oficina é recomendada para maiores de 16 anos.

Desvendando a música de concerto em clima informal:
Com abordagem teórica sobre o processo de construção de um filme, Bernard Attal fará três dias de exposição interativa, utilizando-se de leitura de roteiros, exemplos práticos de contratos e modelos de orçamento. Além disso, o diretor ainda utilizará projeções de filmes nacionais e internacionais, objetivando demonstrar, na prática, o conteúdo estudado.

A oficina será dividida em três momentos. Na primeira parte, serão abordadas formas de como pesquisar e escrever um roteiro, em que os participantes aprenderão como adaptar um texto ou escrever uma história original e como trabalhar com a duração de um filme, fontes de pesquisa, laboratórios e registro do roteiro. Posteriormente, será estudado o financiamento e a produção de um filme, em que serão abordados temas como captação de recursos, orçamento, produção do elenco e outros desafios da filmagem.

Ao final do workshop, será a vez de se debruçar sobre a finalização e o lançamento de um filme. Nesta fase, os participantes aprenderão sobre montagem, pós-produção da imagem e do som, suporte de lançamento, distribuição e os preparativos de um lançamento de filme.

Prazeres e a luta pela renovação da música clássica:
Bernard Attal nasceu na França e mora no Brasil há onze anos. Depois de se formar em economia e direito e de fazer carreira no mundo empresarial, ele estudou cinema na New School de Nova York, antes de dirigir os curtas-metragens “29 Polegadas” (2005), “Ilha do Rato” (2006) e “Passeio de Bicicleta” (2009), premiados em festivais no mundo inteiro, inclusive Palm Springs, London-BFI e Clermont-Ferrand.

Ainda em 2009, Attal dirigiu o documentário “Os Magníficos” (TV Brasil), trabalho premiado pelo programa DOC-TV. Em 2013, o diretor lançou nas salas de cinema seu primeiro longa-metragem de ficção, “A Coleção Invisível”, protagonizado por Vladimir Brichta e Walmor Chagas, filme com o qual venceu quatorze prêmios no circuito internacional dos festivais. Em 2016, finalizou a comedia “A Finada Mãe da Madame”, com Rafael Medrado e Ângela Vieira.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga