» » Operação Zelotes: PF cumpre 34 mandados; Itaú e Bank Boston são alvos

Foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (1º) pela Polícia Federal, a oitava fase da Operação Zelotes nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco.

 Organizações criminosas que atuavam na manipulação do trâmite de processos e no resultado de julgamentos no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) são investigadas na operação. São cumpridos 21 mandados de busca e apreensão e 13 de condução coercitiva nos três estados. OItaú, Bank Boston e escritórios de advocacia e de consultoria contábeis estão entre os alvos da Zelotes. 
A operação, segundo a assessoria de imprensa da PF, mostra a existência de um conluio entre os anos de 2006 e 2015, entre um conselheiro do Carf e uma instituição financeira. A Polícia identificou a manipulação de processos administrativos fiscais em ao menos três ocasiões. Os investigados poderão responder, na medida de suas participações, pelos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, advocacia administrativa tributária e lavagem de dinheiro.
Deflagrada em 2015, a Operação Zelotes inicialmente, apurava o pagamento de propina a conselheiros do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) para que multas aplicadas a empresas – entre bancos, montadoras e empreiteiras – fossem reduzidas ou anuladas.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga