» » Mortes globais por tuberculose caíram 37% desde o ano 2000, aponta a OMS

Os esforços mundiais para combater a tuberculose evitaram cerca de 53 milhões de mortes desde o ano 2000 e reduziram a taxa de mortalidade pela doença em 37% no período, diz relatório global da tuberculose, divulgado nesta segunda-feira (30) pela Organização Mundial da Saúde.
No entanto, divulga a entidade, a doença foi a condição infecciosa por agente patológico único que mais ceifou vidas em 2016 — ficando à frente do HIV.
De acordo com a OMS, a tuberculose também é a principal causa de óbitos relacionados à resistência bacteriana e a principal causa de morte entre pessoas com HIV. A organização também alerta que muitos países não estão colocando em curso esforços suficientes para atingir as metas globais de controle da doença.
Em 2016, havia cerca de 10,4 milhões de novos casos de tuberculose em todo o mundo, dos quais 10% eram de pessoas vivendo com HIV. Sete países, diz a OMS, representaram 64% da carga total: Índia está à frente, seguida pela Indonésia, China, Filipinas, Paquistão, Nigéria e África do Sul.
Estima-se que, em 2016, 1,7 milhão de pessoas morreram de tuberculose, incluindo cerca de 400 mil pessoas que vivem com HIV: uma queda de 4% em relação à 2015.
*G1

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga