Com uma cerimônia movida à música e poesia, a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Educação (Seduc), realizou a abertura dos trabalhos do Núcleo de Estudos para Alfabetização e Letramento (Nalfa).

O objetivo do Nalfa é propor políticas contínuas para alfabetização, em consolidação com o plano municipal. A intenção é, a partir da qualidade do ensino, diminuir o número de alunos que não se encontram alfabetizados. Segundo dados da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), divulgados neste ano pelo Ministério da Educação (MEC), 54,73% dos alunos de oito anos têm problemas de leitura, enquanto 54,46% têm problemas em fazer contas.
Com a presença de gestores, diretores e professores dos ensinos infantil, fundamental 1 e 2 e Educação de Jovens e Adultos (EJA), o evento iniciou com uma apresentação musical dos alunos da Escola Municipal Paulo Freire, logo após uma aluna da Escola Municipal Maria José declamou uma poesia.
A secretária da Educação, Neurilene Martins, falou sobre a importância do Núcleo. “Preparar o professor e pensar em medidas para alfabetização eficaz em nossos alunos é o nosso papel. Fico feliz de iniciarmos este trabalho, que é mais um passo na melhoria da qualidade do ensino em nosso município, comentou.
A vice-diretora do Centro Educacional do Gravatá, Tânia Maria, ressaltou a importância do Nalfa para os educadores. “É de suma importância, vim muito empolgada para este encontro, pois temos em déficit muito grande de alunos que chegam no 5º ano e não sabem ler direito”, falou.
Autor: Ascom/PMC