» » » DESENVOLVIMENTO SOCIAL Camaçari ganha Casa Lar no sábado (16)

Formato da Aldeia S.O.S foi base do projeto Casa Lar
A Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), por meio da Coordenadoria de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, entrega neste sábado (16/6), às 9h, a Casa Lar de Camaçari, serviço de acolhimento para crianças e adolescentes que estão sob afastamento do convívio familiar por medida protetiva, emitida pelo poder judiciário, e cujas famílias ou responsáveis se encontram temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de proteção.
A iniciativa, que atende as orientações da Política Nacional de Assistência Social, é oferecida em uma unidade residencial, localizada em Jauá, e terá uma mãe social responsável pelos cuidados. O serviço deve se aproximar ao máximo da rotina em ambiente doméstico, além de favorecer o convívio familiar e comunitário dos acolhidos. O espaço tem capacidade para atender 10 jovens com idade até 18 anos incompletos. A medida protetiva é decida pelo poder judiciário, devendo ocorrer pelo prazo máximo de dois anos.
Para oferta do serviço, o município firmou parceria com a Organização Não Governamental Aldeias Infantis SOS Brasil. O convênio, avaliado em cerca de R$ 600 mil, foi firmado inicialmente por um ano.  O valor cobrirá todas as despesas para manutenção, tais como recursos humanos, alimentação, medicação, vestuário, material paradidático, recreativo, lúdico, custos operacionais e quaisquer outras despesas necessárias. Os acolhidos são acompanhados por uma equipe multiprofissional composta por coordenador, assistente social, psicólogo, bem como a cuidadora residente (mãe social) e sua substituta.
Anteriormente, as crianças ou adolescentes eram acolhidos em outro município. Com o reordenamento dos serviços de acolhimento, os mesmos passam a ser municipalizados. Para a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), Ilay Ellery, a implantação da Casa Lar é de extrema importância para Camaçari. “Estamos muito felizes, pois a Prefeitura de Camaçari, por meio desta conquista, finalmente está atendendo a um anseio antigo da população”, comentou.

ALDEIAS INFANTIS
Aldeias Infantis SOS Brasil é uma organização sem fins lucrativos, de promoção ao desenvolvimento social que trabalha desde 1949, na defesa, garantia e promoção dos direitos de crianças, adolescentes e jovens. No Brasil, os serviços são desenvolvidos em 24 programas presentes em 12 estados brasileiros e no Distrito Federal. Os programas atuam em duas frentes, a de acolhimento, com as Casas Lares, e a de fortalecimento familiar e comunitário. Atualmente, a ONG atende cerca de 5 mil jovens em situação de vulnerabilidade social.



Autor: Ascom/PMC

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga