» » GESTÃO MODERNA Prefeitura tem Centro de Distribuição informatizado

Visita ao Centro de Distribuição de Camaçari
Agregando modernidade e eficiência, a Prefeitura implanta o Centro de Distribuição de Camaçari (CDC), local que funciona como um grande almoxarifado central, totalmente informatizado. No espaço são armazenados todos os materiais comprados pela Prefeitura por meio das secretarias da Administração (Secad), da Saúde (Sesau) e da Educação (Seduc). O prefeito Elinaldo Araújo, na manhã desta segunda-feira (23/7), fez uma visita ao CDC, localizado na Via Parafuso (BA-535), e conferiu de perto a sua operacionalização.
No lugar, cerca de 4.500 itens são guardados de forma adequada, respeitando as especificações, normas e necessidades de cada produto, a exemplo de materiais de higiene, alimentos que necessitam de câmara frigorífica e medicamentos que precisam de ambiente climatizado. Todo o processo de recebimento, armazenagem e gestão de estoque é feito pela TPC Logística Inteligente, que ganhou a licitação e ficou responsável por montar e operacionalizar o Centro, em funcionamento desde abril.
A empresa é responsável ainda pela entrega dos bens em aproximadamente 270 pontos, dentre eles, escolas, unidades de saúde, creches e órgãos das diversas secretarias municipais. No CDC há um núcleo com salas para servidores da Secad, Sesau e Seduc, responsáveis pelo processo de compra dos produtos, bem como pela conferência dos itens que chegam ao centro e o acompanhamento do estoque.
“Mais uma vez inovamos a gestão. Aderimos a esse modelo para termos melhor controle dos produtos, evitar perda e fazer com que eles cheguem com velocidade às escolas, unidades de saúde e demais setores da administração, evitando problemas na prestação de serviços à população, como falta de remédios nas farmácias”, explicou o prefeito Elinaldo Araújo.
O secretário da Administração, Helder Almeida, também participou da visita e lembrou que a iniciativa representa economia para os cofres públicos, já que a prefeitura deixou de alugar diferentes imóveis para guardar variados tipos de produtos. “Com a unificação nesse espaço, podemos comprar em maior quantidade quando ocorrer economia de escala na compra”, disse ao acrescentar: “outro ponto importante é o controle de estoque, que antes era disperso e agora é centralizado. Com isso, vamos ter absoluta certeza de que o que é comprado vai chegar ao destino, como escolas, postos de saúde ou órgãos da própria prefeitura”, concluiu.

O diretor de Infraestrutura da TPC Logística Inteligente, Anderson Salmazo, explica que um dos princípios da logística é que quando você unifica todos os itens em um espaço, é possível visualizar e controlar melhor, ter menos desperdício e comprar menos. “A prefeitura consegue ver de imediato, via sistema, o que tem no estoque hoje, e saber o que está próximo de vencer ou não, além de identificar o que precisa comprar e a quantidade certa que precisa para atender a rede dela”, esclareceu Salmazo.
Anderson explica ainda que, pela TPC ser especializada no assunto, a Prefeitura não perde mais nada. “Qualquer produto que seja danificado ou que vença aqui, a empresa tem que pagar, ou seja, deixa de existir prejuízo para a gestão, seja com avarias, itens vencidos ou subtraídos. Nós temos orgulho de dizer que atuamos no mercado nessa área há 15 anos e nunca precisamos pagar nenhum valor para nossos clientes, porque o sistema funciona e os procedimentos são adequados”, finalizou ele.
O Centro de Distribuição de Camaçari está instalado em um galpão com área de armazenagem superior a dois mil metros quadrados e conta com 17 câmeras de videomonitoramento. Para implantação, foram gerados 28 postos de trabalhos diretos, todos ocupados por pessoas do município, e mais de 20 indiretos, distribuídos entre transporte, limpeza e segurança.
A TPC Logística Inteligente é um dos principais operadores logísticos do Brasil e está presente em 24 estados do país. Além da Prefeitura de Camaçari, a TPC gere Centros de Distribuições das prefeituras do Rio, de São Paulo e de Salvador. O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins Filho, acompanhado de uma comitiva composta por secretários e assessores, aproveitou a visita do prefeito Elinaldo Araújo para conhecer o espaço e entender como funciona.FOTO: THIAGO CANUTO
Autor: Ascom/PMC

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga