» » Incêndios na Grécia deixam ao menos 50 mortos e centenas de feridos

Foto:Reprodução
Equipes de resgate encontraram 26 corpos carbonizados em uma mesma casa em Mati. Segundo um fotógrafo, grupo morreu abraçado.
Ao menos 50 pessoas morreram e cerca de 170 ficaram feridas, sendo 11 em estado grave, em incêndios de grandes proporções nos arredores de Atenas, na Grécia. 

Equipes de resgate encontraram 26 corpos carbonizados nesta terça-feira (24/7), em uma mesma casa em Mati, leste de Ática. Aparentemente, eles não conseguiram chegar ao mar para se protegerem das chamas, avaliaram os bombeiros. Segundo um fotógrafo da agência de notícias France-Presse, grupo morreu abraçado.

As autoridades seguem em busca de outras vítimas, segundo o porta-voz. Nove barcos da patrulha costeira, dois navios da Marinha e “dezenas de barcos particulares”, auxiliados por helicópteros do Exército, realizaram retiradas a partir do Porto de Rafina, próximo a Mati, afirmou Tzanakopoulos.


A presidência da República anulou os festejos desta terça-feira para lembrar o restabelecimento da democracia na Grécia, em julho de 1974.

Reforço
Tzanakopoulos disse que a Espanha enviará dois aviões e Chipre, uma equipe com 60 bombeiros, após a Grécia ativar o mecanismo europeu de defesa civil para obter ajuda de seus sócios.

O premiê grego, Alexis Tsipras, encurtou sua viagem à Bósnia para liderar a célula de crise. Após presidir uma reunião do gabinete, ele afirmou que há “mais de 600” bombeiros combatendo em três frentes, incluindo duas que seguem avançando nos arredores de Mati e a 55 km a oeste da capital, na região de Kinetta.
As operações aéreas de combate às chamas, das quais participam oito aviões e nove helicópteros, foram interrompidas durante a noite. Segundo o secretário-geral da Defesa Civil, Yannis Kapakis, os incêndios foram propagados por ventos de mais de 100 km/h, uma “situação extrema”.
O primeiro-ministro manifestou sua “preocupação com o fato de que estes focos se desenvolveram em paralelo”, indicando a possibilidade de uma origem criminosa. Em Kinetta, as chamas destruíram casas e veículos e três vilas foram esvaziadas. A prefeitura criou albergues para os deslocados.
A Grécia enfrenta uma onda de calor com temperaturas de até 40ºC, e segundo os serviços de meteorologia, as condições seguirão muito complicadas nesta terça-feira.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga