» » » Tailândia: siga operação de resgate de meninos e treinador presos em caverna

Foto:Reprodução
Mergulhadores iniciaram, na manhã desta terça-feira (10/7), a terceira fase da operação de resgate dos garotos de um time de futebol que ficaram presos em uma caverna inundada no norte da Tailândia. Por volta das 6h45 (horário brasileiro), o décimo adolescente foi resgatado do local, segundo testemunhas contaram à Reuters. Às 7h, mais um conseguiu deixar o local.
O objetivo é retirar o outro menino que ainda está no local, além do treinador deles. Nas duas operações anteriores, realizadas no domingo (8) e na segunda (9), oito dos jovens foram retirados com sucesso. Eles seguem internados em hospitais locais, em bom estado de saúde.
A operação envolve 19 mergulhadores. Um médico e três membros da força de elite da marinha tailandesa (SEALs) que ficaram na caverna para acompanhar os meninos também devem sair ainda nesta terça. As autoridades locais estimam que a atual operação deverá durar mais do que as 11 horas das anteriores.
“Nós esperamos que os trabalhos hoje sejam mais rápidos ou levem o mesmo tempo que ontem”, informou o chefe das operações, o ex-governador da província de Chiang Rai, Narongsak Osattanakorn.
Segundo Osattanakorn, a operação foi retomada às 10h08 (0h08, horário brasileiro) após um intervalo para o abastecimento dos reservatórios de oxigênios. Mais de 90 profissionais participam dos trabalhos.
O resgate corre contra o tempo para salvar os garotos enquanto a temporada de monções se aproxima. Os trabalhos para bombear água são incessantes e, segundo autoridades, os níveis de água no interior da caverna não aumentaram nos últimos dias. As condições de trabalho nos primeiros dias de resgate foram consideradas boas pelas autoridades tailandesas, que alertam para a possibilidade de fortes chuvas nos próximos dias.
Os garotos de 11 a 16 anos e o treinador deles, de 25, ficaram presos na caverna depois que uma forte chuva inundou o local, no dia 23 de junho. Eles foram localizados dez dias depois, já desnutridos. metropoles

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga